Retrospectiva 2025 – Posições que marcaram o ano
Cofecon reforça compromisso público com democracia, desenvolvimento e reconhecimento de grandes nomes da economia e da cultura
Em 2025, o Cofecon manteve posição ativa nos debates nacionais, reafirmando seu compromisso com a democracia, o desenvolvimento e a defesa de políticas públicas essenciais para o país. Ao longo do ano, foram publicadas Notas Oficiais sobre temas estratégicos para a economia brasileira, incluindo:
- 10 de janeiro – Cofecon reafirma compromisso com o Estado Democrático de Direito
- 1º de fevereiro – Em defesa do IBGE
- 24 de fevereiro – Queda das taxas de juros para manter o crescimento
- 18 de agosto – Progressividade do imposto de renda e distribuição de renda
- 15 de setembro – Pela soberania e autonomia nacional
Além das manifestações institucionais, a Presidência do Cofecon também se posicionou sobre acontecimentos de relevância nacional e internacional, destacando tanto a defesa de princípios democráticos quanto o reconhecimento de personalidades cuja trajetória marcou a economia, a comunicação e a cultura brasileira. Entre as notas publicadas pela Presidência:
- 28 de fevereiro – Nota contra premiação a Javier Milei repercute na Argentina
- 26 de março – Nota de pesar pelo falecimento do economista Fuad Noman
- 2 de setembro – Nota de pesar pelo falecimento do jornalista Mino Carta
- 5 de setembro – Nota de pesar pelo falecimento do cineasta Silvio Tendler
O conjunto dessas manifestações reforçou o papel do Cofecon como instituição vigilante, atuante e comprometida com os valores que orientam a economia enquanto ferramenta de desenvolvimento e justiça social.
Retrospectiva 2025: Continue nos acompanhando neste mês de dezembro para relembrar outros marcos importantes do Sistema Cofecon/Corecons. Acompanhe, comente, compartilhe.
#Retrospectiva2025 #Cofecon #Economistas #EconomiaQueTransforma #DesenvolvimentoParaOTodo #ValorizaçãoProfissional
