Cofecon apresenta e-book Agenda Regional da Economia Brasileira 2025 

Publicação reúne diagnósticos e propostas dos cinco encontros regionais realizados ao longo do ano 

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) apresentou neste sábado (28) o e-book Agenda Regional da Economia Brasileira 2025, publicação que reúne os documentos oficiais produzidos durante os encontros regionais de economistas realizados ao longo de 2025. Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Local, o material reúne diagnósticos e recomendações elaboradas pelos Corecons de todo o País a partir de uma leitura territorial das desigualdades e dos desafios contemporâneos, e pode ser acessado clicando AQUI

“O desenvolvimento não acontece de forma espontânea, e o Brasil precisa pensá-lo a partir de suas diversidades territoriais. Cada região possui desafios e potencialidades próprias”, expressou a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira. “Esta publicação mostra que o Sistema Cofecon/Corecons está comprometido com um projeto de país que valorize as vocações locais e enfrente os desafios contemporâneos. Ouvir os economistas inseridos nestes contextos é fundamental para formular políticas públicas eficazes, que tenham as pessoas no centro”. 

A coordenadora da Comissão de Desenvolvimento Regional e Local do Cofecon, conselheira Ana Cláudia Arruda, destacou a importância do e-book. “Trata-se de material valioso que expressa as vozes, os anseios e questionamentos dos economistas dessas regiões. São especialistas das diversas áreas da economia que vivenciam as realidades territoriais, traçando diagnósticos precisos e propondo soluções viáveis e concretas que podem ser utilizadas no arcabouço de um novo projeto nacional de desenvolvimento”, comentou Ana Cláudia. “Precisamos de um Plano Nacional que integre as diversas regiões. Elas, trabalhando de forma isolada e sem a presença intensiva do Estado, não conseguirão avançar – seja do ponto de vista econômico ou social e político”. 

Além de uma síntese dos encontros regionais, a publicação é um instrumento de diálogo com governos, universidades, empresas e sociedade civil. O e-book demonstra que o desenvolvimento brasileiro depende de planejamento orientado por evidências, equilíbrio federativo, sustentabilidade e combate às desigualdades estruturais. A publicação também reforça o papel do economista como profissional capaz de interpretar realidades complexas, propor soluções territorializadas e contribuir para um projeto de desenvolvimento nacional. 

Encontros regionais 

Ao longo de 2025 foram realizados cinco encontros regionais: 

  • 29º Encontro de Economistas da Região Sul (Enesul), nos dias 7 e 8 de agosto, em Florianópolis; 
  • XIII Encontro de Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam), nos dias 20 a 22 de agosto, em Manaus; 
  • 8º Encontro de Economia do Sudeste, nos dias 28 e 29 de agosto, em São Paulo; 
  • XV Encontro de Economistas do Centro-Oeste (Eneoeste), nos dias 30 e 31 de outubro, em Campo Grande; 
  • XXXIII Encontro de Economia da Região Nordeste (ENE), nos dias 7 e 8 de novembro, em Recife. 

Os cinco documentos que compõem o e-book apresentam retratos distintos, mas complementares, das realidades regionais. Os textos elaborados pelos economistas de cada região evidenciam como a diversidade do território brasileiro exige políticas públicas articuladas, com planejamento de longo prazo. Eles abordam temas que vão desde a emergência climática até a biodiversidade, passando por desafios como custo de crédito e déficit de infraestrutura. 

“O Cofecon, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional e Local e da sua presidência, vem reafirmando que não existe desenvolvimento econômico em um país sem o enfrentamento dos problemas regionais”, afirmou Ana Cláudia Arruda. “Em 2025 realizamos debates (presenciais e online) com os maiores especialistas brasileiros. Além das cartas e manifestos, a revista Economistas de setembro foi dedicada ao tema da economia regional. Todas estas ações buscaram estabelecer o diálogo interinstitucional com instituições governamentais de apoio técnico e financeiro, responsáveis pelos programas de desenvolvimento regional no Brasil”, finalizou. 

Acesse a publicação e leia cada um dos documentos! 

Share this Post