Cofecon realiza debate sobre a população negra no mercado de trabalho
Evento alusivo ao mês da consciência negra acontecerá no dia 27/11, às 16 horas, com transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube
O Conselho Federal de Economia (Cofecon), por meio da Comissão Mulher Economista e Diversidade, realiza nesta quinta-feira (27), às 16 horas, uma live especial em alusão ao mês da consciência negra, com transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube. O evento, que terá como tema “A população negra no mercado de trabalho”, reunirá economistas para discutir desigualdades estruturais e o papel do trabalho na promoção da justiça social. Haverá emissão de certificados para os inscritos (clique AQUI para se inscrever).
As expositoras serão as economistas Beatriz Barros e Lucia dos Santos Garcia, com apresentação da presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e mediação da conselheira federal Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade.
O debate trará uma conversa profunda sobre desafios contemporâneos que atravessam a população negra brasileira e suas implicações econômicas. As expositoras abordarão temas como barreiras de acesso ao mercado de trabalho, incidência de desemprego, desigualdade de renda, alongamento da permanência no mercado e trabalho por plataformas digitais.
Ao promover essa discussão, o Cofecon busca ampliar o diálogo com a sociedade, reforçando que a economia também é um campo de reflexão sobre direitos, cidadania e justiça. A iniciativa integra as ações permanentes do Sistema Cofecon/Corecons voltadas para diversidade, equidade e inclusão.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho brasileiro continua sendo um dos principais espaços de reprodução de desigualdades raciais. Após a abolição, a população negra foi mantida à margem do processo de desenvolvimento econômico, enfrentando barreiras institucionais que impediram sua plena inserção numa força de trabalho assalariada.
Estudos consolidados, como o Mapa do Negro no Mercado de Trabalho e pesquisas conduzidas por economistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a população negra tem maior participação na força de trabalho, mas em condições mais precárias: rendimentos menores, maior desemprego, permanência prolongada em atividades de baixa remuneração e concentração nos chamados “guetos ocupacionais” são alguns dos problemas enfrentados. Negros são minoria nas profissões de maior remuneração e maioria nas de menores salários.
Mesmo com a melhora na escolaridade vista nos últimos anos, a desigualdade persiste. No ensino superior e na pós-graduação, os negros (e, sobretudo, as mulheres negras) continuam sub-representados. O debate promovido pelo Cofecon, por meio da Comissão Mulher Economista e Diversidade, vem num momento muito oportuno.
Participantes
Tania Cristina Teixeira – Graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com especialização em Políticas Econômicas pela mesma instituição, mestrado em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG), mestrado Master-DEA e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Valência, Espanha. Professora do Departamento de Economia da PUC Minas, atua como Coordenadora de Extensão Universitária e de Monografia e é orientadora de pesquisas na área de economia, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico regional e local, desenvolvimento sustentável, economia social, economia criativa e circular. Foi conselheira do Corecon-MG por dois mandatos e presidenta em 2020, 2021 e 2022. É conselheira do Cofecon desde 2024 e presidenta no exercício de 2025.
Teresinha de Jesus Ferreira da Silva – Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1980) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2006). É servidora pública com conhecimento na área de planejamento estratégico, inovação, projeto, desenvolvimento e meio ambiente. É superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí. Ex-presidente do Corecon-PI, é conselheira federal e coordena a Comissão Mulher Economista e Diversidade do Cofecon.
Lucia dos Santos Garcia – Graduada em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Economia pela mesma instituição. É técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Conselheira federal, é coordenadora da Comissão de Mercado de Trabalho do Economista e Valorização Profissional e vice-coordenadora da Comissão Mulher Economista e Diversidade.
Beatriz Barros – Graduada em Economia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestra em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alfenas. É doutoranda em Economia na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Saúde e Criminalidade da mesma instituição. É diretora do Sindicato dos Economistas do Estado de Minas Gerais e Conselheira do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, onde coordena a Comissão de Assuntos Étnico-Raciais.
Serviço
Debate: “A população negra no mercado de trabalho”
Data e hora: 27/11/2025, às 16h
Expositoras: Lucia dos Santos Garcia e Beatriz Barros
Apresentação: Tania Cristina Teixeira
Moderação: Teresinha de Jesus Ferreira da Silva
Inscrições: AQUI
