Luis Nassif receberá título de cidadão paulistano

Homenagem será realizada na Câmara Municipal no dia 14/11. Jornalista é editor do Jornal GGN, que recebeu do Sistema Cofecon/Corecons em três ocasiões o prêmio de Destaque Econômico – Mídia

No dia 14 de novembro, às 19 horas, o jornalista Luis Nassif receberá da Câmara Municipal de São Paulo o título de cidadão paulistano. Ele é editor do Jornal GGN, portal que cobre notícias de política, economia, cultura, meio ambiente e educação, e que recebeu por três vezes (2019, 2021 e 2023) o prêmio Destaque Econômico – Mídia, oferecido pelo Cofecon. A solenidade será aberta ao público. 

Mineiro de Poços de Caldas, Nassif mudou-se para São Paulo em 1970, aos 20 anos, para cursar Comunicação Social na Universidade de São Paulo. Ao longo de sua trajetória passou por diversos veículos como Veja, Jornal da Tarde, Folha de S. Paulo, Rádio e TV Bandeirantes e TV Cultura. Ele criou também a Agência Dinheiro Vivo e, em 2013, o Jornal GGN, consolidando uma atuação independente no meio digital. 

Além do prêmio Destaque Econômico, que conquistou com o Jornal GGN, Nassif recebeu diversas outras premiações, entre as quais destacam-se:  

  • Prêmio Esso de Jornalismo (1986 e 1987). 
  • Prêmio Comunique-se, em várias edições, como Melhor Jornalista de Economia. 
  • Troféu Audálio Dantas (2021), pela defesa da democracia e da liberdade de expressão. 
  • Medalha da Ordem do Rio Branco, do Itamaraty. 
  • Medalha Mérito Santos Dumont, concedida pelo Serviço Público Federal. 
  • Menção honrosa no Prêmio Jabuti (2003), com o livro O Menino do São Benedito. 

Além de jornalista, Nassif também é músico, compositor e crítico musical. Após a cerimônia, haverá a apresentação de “O Grande Sarau”, com participação do premiado. 

Papel do Cofecon 

Em 2022, quando participou de forma remota da entrega de prêmios do Cofecon referente a 2021, Nassif falou sobre a importância do Conselho Federal de Economia. “Agora que mudou o pêndulo do pensamento econômico, o Cofecon terá papel central como referência de opinião”, comentou o jornalista. “O Cofecon tem um papel muito relevante de contraponto a uma mídia que continua muito presa a bordões que fogem das relações objetivas de causalidade. No GGN estamos discutindo a nova economia, que será a reconstrução da velha economia tendo como ponto central o homem, o emprego”. 

Share this Post