Jovens apresentam soluções sustentáveis no Desafio dos Estudantes durante o XXI CBE

Iniciativa valorizou o protagonismo dos futuros economistas e destacou projetos voltados ao desenvolvimento sustentável nas diferentes regiões do RS

O futuro da economia gaúcha passou pelas mãos dos estudantes. Durante o XXVI Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado em outubro, em Porto Alegre, um dos momentos mais inspiradores da programação foi o Desafio dos Estudantes de Ciências Econômicas do Rio Grande do Sul, que reuniu oito instituições de ensino em uma disputa saudável de ideias, criatividade e propósito.

Com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades”, o desafio propôs que cada equipe relacionasse o assunto ao contexto do seu município ou região, apresentando soluções práticas e inovadoras para promover o crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social. Em apresentações de até cinco minutos e com o apoio de poucos slides, os grupos mostraram que o olhar jovem pode — e deve — contribuir para pensar o desenvolvimento do país.

O primeiro lugar no Desafio deste ano ficou com a equipe da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o projeto “Do impacto às estratégias: caminhos sustentáveis para a reconstrução e o desenvolvimento dos negócios na Serra Gaúcha”. O trabalho destacou ações voltadas à recuperação econômica da região após os desastres climáticos recentes, unindo dados e sensibilidade social em uma proposta de reconstrução sustentável.

O segundo lugar foi para a equipe da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o projeto “Avaliação dos impactos dos eventos climáticos extremos no estado do Rio Grande do Sul e proposição de instrumento de mitigação para eventos futuros”. A proposta analisou os efeitos econômicos das enchentes e sugeriu mecanismos de prevenção e resposta mais eficazes.

O terceiro lugar foi para a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que trouxe uma análise sobre “Impactos, desafios e oportunidades da região”, enfatizando a importância do planejamento territorial e das políticas públicas locais para o desenvolvimento sustentável.

Além das equipes premiadas, também participaram do desafio:

  • Faculdade Horizontina (FAHOR)“Resiliência Comunitária e Gestão de Emergências”;
  • Universidade de Passo Fundo (UPF)“A energia renovável como vetor para o desenvolvimento sustentável no município de Passo Fundo”;
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)“Desenvolvimento sustentável no Noroeste do Estado: reconstrução, desafios e oportunidades”;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)“Sustentabilidade urbana: otimização e adaptabilidade em cidades consolidadas”;
  • Universidade Federal do Pampa (Unipampa)“ODS e Cozinhas Solidárias: enfrentamento à pobreza e promoção da sustentabilidade em Sant’Ana do Livramento”.

Mais do que uma competição, o Desafio dos Estudantes se consolidou como um espaço de valorização do pensamento crítico e da capacidade de propor soluções que unam economia, meio ambiente e desenvolvimento humano.

O XXVI Congresso Brasileiro de Economia ocorreu de 6 a 10 de outubro, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades”. O evento reuniu cerca de 50 especialistas e 500 participantes (entre presenciais e online) para discutir temas que impactam o futuro do país, como reforma tributária, mudanças climáticas, comércio internacional, agronegócio, desigualdades regionais, inovação, economia comportamental, educação financeira e o papel do Estado na neoindustrialização.

A promoção foi do Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com o Corecon-RS, e contou com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vero/Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Monte Bravo Investimentos e dos Conselhos Regionais de Economia de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

Share this Post