Cofecon inaugura estúdio Economistas e fortalece a comunicação
Novo espaço moderniza a estrutura da autarquia e oferece aos economistas um ambiente qualificado que permitirá ampliar a inserção digital
Na última sexta-feira (15), por ocasião da 744ª Sessão Plenária, o Cofecon inaugurou uma nova instalação que dará um impulso especial ao setor de comunicação: o estúdio Economistas. O espaço foi concebido como parte da estratégia de modernização da autarquia, buscando ampliar a presença digital e se aproximar mais da sociedade.
“Esta é a primeira parte do projeto. Era preciso termos um espaço mais adequado à produção dos nossos debates e mais reservado por causa da acústica. Quero dizer que a programação deste trabalho está na Comissão de Comunicação”, afirmou a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira. Ela também fez um agradecimento ao vice-presidente, João Manoel Gonçalves Barbosa, dizendo que ele abraçou esta causa; também agradeceu aos conselheiros e à equipe. “Este é um espaço aberto ao economista, à diversidade de pensamento e aos Corecons. A parte de cursos de formação também caberia a este espaço, além da produção de podcasts e seminários virtuais. Espero que esta estrutura possa atender de forma eficiente aos economistas. Agradeço a todos pelo grande esforço. Usem este espaço”.
A conselheira Flávia Vinhaes Santos, coordenadora da Comissão de Comunicação do Cofecon, agradeceu à presidência do Cofecon e à equipe do setor. “Nesse mundo tecnológico encontramos um espaço e uma possibilidade de nos fazermos ouvir, com toda a diversidade que há entre os economistas e que é fundamental para o debate democrático”, afirmou. “Que bom que, na casa dos economistas, conseguimos fugir dos limites que são impostos e que questionamos durante tantos anos. Parabéns”.
Confira as fotos AQUI.
Demais conselheiros
Na sequência, vários conselheiros pediram a palavra para destacar a importância de um espaço como este e as possibilidades que ele proporciona.
Ana Cláudia Arruda: “No evento que fizemos no Dia do Economista a professora Tania Bacelar alertou que o Cofecon poderia fazer mais e influenciar o currículo das universidades, além de estar mais presente na mídia não tradicional, diferente daquilo que vem sendo transmitido de manhã, de tarde e de noite. Penso que podemos fazer, sim, um trabalho que seria a melhor economia e usar esta sala para ampliá-lo”.
Antonio Corrêa de Lacerda: “Temos um instrumento poderoso para disseminar não só as atividades do Cofecon, como da própria comissão de Política Econômica. Nesta plenária já tivemos três ou quatro temas sugeridos para manifestação do Cofecon. Já o fazemos, mas nunca é demais, com este instrumento em mãos, incentivar a participação dos conselheiros e outros economistas num formato direto de comunicação com a sociedade e os economistas”.
Claudemir Galvani: “Estamos dando um incremento indiscutível à nossa comunicação e à possibilidade de que tudo o que está sendo feito em outros locais seja transmitido aqui também”.
José Luiz Pagnussat: “Este espaço tem história. Aqui fizemos a redação do que veio a ser o currículo atual dos cursos de economia. Trabalhamos num sábado, das 9h às 17h, sem almoçar, e o documento encaminhado ao Conselho Nacional de Educação e ali aprovado é, ainda hoje, o nosso currículo”.
Kerssia Preda Kamenach: “Falávamos sobre isso na plenária. Chegam a nós tantos temas para serem discutidos ou para colocar em uma nota do Cofecon, e temos que aproveitar outras formas de gerar o debate. Esta sala será oportuna”.
Maria do Socorro Erculano de Lima: “A articulação com o Sistema Cofecon/Corecons será muito facilitada. Podemos nos comunicar com os colegas de Roraima, do Acre, de Rondônia, ficará mais fácil articular e acelerar os processos de trabalho usando este recurso”.
Paulo Dantas da Costa: “É um ganho muito grande para o Sistema Cofecon/corecon termos esta sala dentro do espaço Memórias e Futuro da Economia Brasileira e vai permitir que realizemos um trabalho com enorme potencial de repercussão”.
Paulo Hermance Paiva: “Queria parabenizar a presidenta Tania, o vice-presidente João Manoel, a conselheira Flávia e o setor de comunicação por essa bela iniciativa, que será de grande valia”.
Pedro Afonso Gomes: “A comunicação é um dos pontos mais fundamentais do nosso trabalho, que deve se voltar à sociedade, mas também deve se voltar aos economistas. Não adianta fazer sem que alguém saiba o que estamos fazendo. Nós estamos defendendo a categoria e o mercado de trabalho e, desta forma, fazendo com que o Brasil melhore”.
Teresinha de Jesus Ferreira da Silva: “Já visualizo aqui um podcast Mulher Economista, para falarmos de vários assuntos e metodologias, e penso que todas as comissões poderiam ter essa ação permanente. Penso que seria um avanço imenso, porque abre mais portas para ouvirmos e difundirmos o que é o nosso trabalho”.