Conselheiro comenta expansão do BRICS e desdolarização 

Conselheiro comenta expansão do BRICS e desdolarização 

Em matéria publicada pelo UOL, Antonio Corrêa de Lacerda destaca avanços e desafios do bloco econômico, que busca ampliar o uso de moedas locais e ganhar relevância frente ao G7 

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda foi ouvido pelo portal UOL em matéria sobre o BRICS. O texto veiculado pelo portal tem como tema a ampliação do bloco econômico e sua influência, mas também apontando as áreas em que sua atuação ainda é incipiente. 

Os integrantes do BRICS têm falado em desdolarização da economia e intensificaram o comércio com moedas locais. “Não há por que países que transacionam entre si só o façam em dólar. Pelo mesmo critério, teriam que obrigar os membros da Comunidade Europeia a utilizar o dólar em vez do euro”, apontou o conselheiro federal. 

A matéria também abordou o fato de que o crescimento do BRICS começa a gerar comparações com o G7, que reúne os sete países mais ricos do mundo (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados unidos) e que comanda vários dos principais organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio. “O G7 existe há décadas e o BRICS há alguns anos. Seus países são mais heterogêneos, e isso é um desafio, mas também uma fortaleza”, constatou Lacerda. 

A matéria publicada pelo portal UOL pode ser lido clicando AQUI .

Share this Post