Lacerda vê anúncio de Trump como possível blefe para eventual negociação 

Falando ao Estadão, conselheiro apontou que há precedentes de que “os anúncios do republicano não se materializam na prática” 

O conselheiro federal Antonio Corrêa de Lacerda falou ao portal do Estadão sobre o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil – a alíquota mais alta divulgada a partir de cartas enviadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a vários países durante esta semana. Elas passariam a vigorar a partir do dia 1º de agosto. 

Para Lacerda, antes de levantar maiores preocupações, é preciso verificar se as tarifas serão efetivamente aplicadas. “Há precedentes que os anúncios do republicano não se materializam na prática. Muito provavelmente é um blefe para ganhar posições numa eventual negociação de tarifação”, afirmou o economista.  

Na visão de Lacerda, a elevação de tarifas não só prejudica a economia brasileira e as demais, como também impacta negativamente na economia norte-americana, causando elevação de custos de produção e perda de competitividade, podendo gerar, inclusive, recessão. 

A matéria publicada no portal do Estadão pode ser acessada clicando AQUI.

Share this Post