Cofecon promove palestra sobre desenvolvimento regional com Tania Bacelar

Evento virtual, a ser realizado no dia 9 de abril, será o primeiro do ciclo de debates proposto pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Local para o ano de 2025

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Local do Conselho Federal de Economia (Cofecon) realizará, no dia 9 de abril, às 19h, com apoio da Federação Nacional dos Estudantes de Economia (Feneco), a Palestra inaugural do seu ciclo de debates para 2025. O evento contará com a economista Tania Bacelar, referência nacional em planejamento regional e políticas públicas, que abordará o tema “Desenvolvimento Regional no Brasil: políticas, estratégia e perspectivas”. Participarão como debatedoras a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e a conselheira federal Ana Cláudia Arruda, coordenadora da Comissão.

A palestra será transmitida online, permitindo a participação de economistas, pesquisadores, gestores públicos e demais interessados no tema. As inscrições podem ser realizadas AQUI.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Comissão de Desenvolvimento Regional e Local, cujo objetivo é resgatar e fortalecer as discussões sobre o desenvolvimento regional no Brasil a partir de discussões estratégicas sobre os desafios e oportunidades para o crescimento equilibrado do país. 
Estão previstas outras atividades ao longo do ano, incluindo palestras sobre temas variados (política industrial, contas regionais e reforma tributária e desenvolvimento regional) e um Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional e uma mesa temática no Congresso Brasileiro de Economia, além de notas técnicas que serão disponibilizadas ao longo do ano. A Comissão também apoiará os encontros regionais previstos para este ano.

A palestrante

Tania Bacelar de Araújo é doutora em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Pantéon-Sorbonne. Foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. É professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, sendo também sócia da CEPLAN Consultoria Econômica e Planejamento. Foi premiada pelo Cofecon em 2018 como Personalidade Econômica do Ano e em 2022 com o prêmio Mulher Economista.

Share this Post