Tania Teixeira: “Uma taxa de juros neste patamar penaliza os mais pobres”

Presidenta do Cofecon comentou a elevação da Selic para 14,25%, anunciada nesta quarta-feira (19) pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom)

A presidenta do Conselho Federal de Economia, Tania Cristina Teixeira, comentou o movimento realizado pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) ao elevar a taxa básica de juros para 14,25% ao ano. A economista observa que a medida tem efeitos diretos sobre a atividade econômica, impactando o consumo, o crescimento e a distribuição de renda.

“O aumento da taxa Selic tem efeitos diretos sobre o crescimento econômico e o mercado de trabalho. Com juros mais altos, o custo do crédito para empresas e famílias sobe, reduzindo investimentos produtivos e o consumo”, mencionou a presidenta. “Isso pode levar a uma desaceleração ainda maior da economia num momento em que o País precisa crescer. O combate à inflação é importante, mas é preciso que seja equilibrado com estratégias que não sacrifiquem o desenvolvimento e o bem-estar da população”.

“Uma taxa de juros nesse patamar penaliza, sobretudo, os mais pobres”, prosseguiu Tania Teixeira. “O custo do endividamento aumenta, dificultando o acesso ao crédito para pequenas empresas e consumidores que já enfrentam dificuldades financeiras. Além disso, a elevação da Selic amplia a concentração da renda, pois beneficia investidores que vivem de renda financeira, enquanto encarece o crédito produtivo. Precisamos debater alternativas que combatam a inflação sem aprofundar desigualdades sociais”.

Este foi o terceiro aumento consecutivo da taxa de juros em um ponto percentual – um cenário que foi antecipado pela ata da reunião do Copom realizada em dezembro. Na ocasião, a elevação foi de 11,25% para 12,25%. “Diante de um cenário mais adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, ajustes da mesma magnitude nas duas próximas reuniões”, divulgou a entidade. As duas reuniões seguintes ocorreram em janeiro e março. A próxima acontecerá nos dias 06 e 07 de maio.

Share this Post