Cofecon encerra 2024 com balanço de ações e projetos estratégicos
Na 738ª Sessão Plenária da autarquia foram apresentadas ações de excelência em fiscalização e estratégias para aprimorar a gestão dos Corecons
O Cofecon realizou nos dias 13 e 14 de dezembro, em Brasília, sua 738ª Sessão Plenária – a última de 2024. Em meio a tarefas mais específicas (como a homologação dos resultados do Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas e a apresentação dos trabalhos das Comissões ao longo do ano), dois itens de pauta se destacaram: o Programa de Fiscalização Integrada e o Programa de Fortalecimento dos Corecons.
Programa de Fiscalização Integrada
O Programa de Fiscalização Integrada foi uma ação prioritária do Cofecon em 2024 e consistiu em uma cooperação técnica com o Corecon-DF para fortalecer esta atividade em outros Conselhos Regionais de Economia. A partir da parceria realizada buscou-se uma estratégia para garantir a excelência e a eficiência na fiscalização do exercício profissional, disseminando boas práticas em outros Conselhos Regionais de Economia e fortalecendo o setor.
O suporte contínuo da equipe do Corecon-DF permitiu ampliar a abrangência das ações, gerando quase 70 processos de fiscalização em três estados: Goiás, Mato Grosso e Sergipe. “Procuramos trazer para estes Conselhos uma visão completa da fiscalização. As demandas são muitas, mas chegamos ao mês de dezembro tendo alguns êxitos”, expressou o fiscal Angeilton Lima.
Já o coordenador da Comissão de Fiscalização do Cofecon, conselheiro Paulo Hermance Paiva, ressaltou que em 2025 serão apresentadas novas ferramentas para auxiliar os Corecons no processo de fiscalização. “Vamos apresentar propostas a todos os Corecons por ocasião da próxima sessão plenária ampliada”, expressou o conselheiro.
Programa de Fortalecimento dos Corecons
Mas o momento não foi só de balanço de atividades passadas. A Comissão de Planejamento Estratégico, Governança, LGPD e Transparência apresentou o Programa de Fortalecimento dos Corecons, que consiste numa iniciativa destinada a fortalecer a estrutura e a gestão dos Regionais.
O projeto busca oferecer um ambiente virtual periódico no qual os presidentes e gestores possam ter o apoio de consultores especializados em áreas essenciais como gestão financeira, compliance, planejamento estratégico e assessoria jurídica. O objetivo, mais do que apenas a disseminação de boas práticas, é a melhoria dos indicadores de gestão e o principal público-alvo são os Corecons com bases reduzidas de economistas adimplentes, em face dos desafios que essas entidades regionais enfrentam para garantir sua sustentabilidade e cumprir suas atribuições.
Os primeiros temas a serem abordados são os planos de fiscalização, a cobrança eficiente e o uso do Sistema Eletrônico de Informações (implantado neste ano em diversos Corecons). Cada Regional terá um plano de ação desenvolvido com consultores, além de um monitoramento periódico.
Para 2025 também está previsto um workshop com presidentes e gestores dos Corecons abordando a estrutura do Sistema Cofecon/Corecons, legislação e tarefas essenciais, sustentabilidade financeira, planejamento estratégico, comissões e alinhamento de atividades.