Cofecon homenageia conselheiros federais que terminam seus mandatos
O reconhecimento ao compromisso e à contribuição dada ao Sistema Cofecon/Corecons foi feito na forma de uma placa de homenagem. Conselheiros mencionaram gratidão e importância do trabalho realizado
Durante a 738ª Sessão Plenária o Cofecon realizou uma homenagem aos conselheiros federais que estão em final de mandato. Clovis Benoni Meurer, Heric Santos Hossoé, Lauro Chaves Neto, Maurílio Procópio Gomes e Paulo Dantas da Costa tiveram em 2024 seu último ano na condição de conselheiros efetivos e receberam uma placa do Cofecon em reconhecimento ao seu trabalho durante o mandato.
Paulo Dantas da Costa, presidente do Cofecon, foi o primeiro a receber a homenagem. Ele recebeu das mãos da nova presidente, Tania Cristina Teixeira, uma placa referente ao seu período à frente do Cofecon (2023-2024), e uma segunda, das mãos do conselheiro federal João Manoel Gonçalves Barbosa, referente aos seus dois mandatos de conselheiro federal efetivo (2019-2021 e 2022-2024). Dantas agradeceu de forma bastante breve, mencionando sentir-se honrado com a homenagem.
Maurílio Procópio Gomes, do estado de Alagoas, desejou êxito à nova gestão: “Agradeço a todas as pessoas que me deram a oportunidade de ser conselheiro federal. Entrei aqui como suplente e depois fui convidado a assumir o mandato de efetivo. Foi uma grande honra participar deste Conselho e agradeço a todo o corpo funcional”.
Clovis Benoni Meurer, do Rio Grande do Sul, fez parte do plenário durante dois mandatos (2019-2021 e 2022-2024): “Consegui fazer tudo o que pretendia neste período. Eu me esforcei muito para trazer mais modernidade, digitalização e processos empresariais para dentro desta Casa. A carteira digital profissional e o Sistema Eletrônico de Informações são algumas destas melhorias e fico feliz por ter trabalhado nisso”.
Heric Santos Hossoé, do estado do Maranhão, escreveu um pequeno discurso para o momento. “Foram anos de aprendizado intenso, trabalho conjunto e conquistas que só foram possíveis graças à competência e espírito colaborativo de todos os que integram este Sistema tão importante para a profissão e para o desenvolvimento da sociedade”, mencionou o conselheiro, que também esteve no cargo por dois mandatos (2019-2021 e 2022-2024). “Aos conselheiros, agradeço pelas discussões enriquecedoras, pela troca de ideias e pela construção de caminhos que fortalecem nossa categoria. À equipe interna, meu reconhecimento pelo trabalho incansável e pelo suporte incansável. Aos economistas que compõem o sistema deixo minha admiração pelas suas contribuições. Saio com saudade, mas com a certeza de que deixo a instituição em mãos extremamente competentes, com profissionais qualificados e comprometidos com o avanço das pautas que fazem do Cofecon um exemplo de seriedade e compromisso com a sociedade”.
Lauro Chaves Neto, do estado do Ceará, mencionou o encerramento de um ciclo também em sua vida pessoal. “Tenho uma satisfação enorme de, nestes seis anos (2019-2021 e 2022-2024), ter contribuído dentro do que eu podia fazer de melhor para a nossa profissão. Quero agradecer a toda a equipe funcional que sempre apoiou e auxiliou em tudo o que precisei”, observou Lauro. “Nossa vida é feita de ciclos. Ao terminar aqui, fui aprovado no pós-doutorado na Universidade de Massachusetts e, a partir de março, vou morar na região de Boston. Todos somos passageiros – o importante é que cada um de nós deixa uma contribuição para o fortalecimento da profissão”.
Entre os conselheiros suplentes em final de mandato – que também receberão oportunamente a homenagem – um deles estava presente à sessão plenária: Júlio Miragaya (2022-2024), que reside em Brasília e tem acompanhado ativamente todas as sessões (mesmo aquelas nas quais ele não vota). “Só tenho a agradecer. Neste próximo ano não estarei no plenário, mas continuarei contribuindo com o Sistema Cofecon/Corecons como sempre fiz. Tenho muita fé na próxima gestão, com a Tania Cristina como presidente e o João Manoel como vice. Eles têm tudo para fazerem um grande trabalho e continuarem honrando nossa profissão”.