Corecon-SE avança na implantação do Sistema Eletrônico de Informações
Ferramenta moderniza toda a gestão documental do Conselho Regional de Economia e fortalece o compromisso do Sistema Cofecon/Corecons com a inovação, transparência e sustentabilidade
A revolução digital que vem alcançando o Sistema Cofecon/Corecons chegou nos dias 18 a 20 de novembro ao Conselho Regional de Economia de Sergipe. Uma equipe do Cofecon desembarcou em Aracaju para compartilhar conhecimento, treinar colaboradores e dar suporte à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e dos serviços online no Corecon daquele estado.
“A implantação do SEI é um avanço para os Corecons, tendo em vista que permite a otimização dos processos, reduz o tempo e os custos para a tramitação no tocante ao envio e recebimento de documentos, assim como facilita o acompanhamento junto ao Cofecon e aos setores dos Regionais”, comemorou a gerente executiva do Corecon-SE, Artemisa Ribeiro Batista. “Auxiliará muito os regionais com menor número de funcionários e espaço para arquivamento de documentos, facilitando a gestão dos processos. O treinamento nos deu uma visão sistêmica da ferramenta, mas somente com as atividades diárias é que teremos uma ideia do uso prático. É uma oportunidade para crescer, aprender, se adaptar e sair da caixinha”.
A tarefa foi conduzida por uma equipe composta pela superintendente Aline Tales, pelo assessor Rielisson Barbosa, o profissional de suporte João Henrique Vieira e o funcionário do Corecon-PR Dwan Martiningue.
SEI e serviços online
A utilização do SEI no Corecon-SE facilitará o acesso remoto a documentos, eliminando papel e facilitando a tramitação. Além de reduzir custos, a ferramenta representa um compromisso com a sustentabilidade e a eficiência administrativa. Mais do que uma mudança de ferramentas, trata-se de uma transformação na maneira como os Conselhos Regionais de Economia se relacionam com seus diversos públicos.
O Sistema foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta. O Conselho Federal de Economia passou a usar a ferramenta ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon.
Já os serviços online permitem que os economistas possam ter acesso a diversos atendimentos do Conselho Regional de Economia sem que precisem necessariamente ir à sede do Corecon. O acesso é feito pelo site do Regional e os serviços incluem solicitação inicial de registro, alterações cadastrais, emissão de certidões e documentos eletrônicos, serviços financeiros e outros atendimentos.