Modernização tecnológica: Corecon-BA é mais um Regional a usar o SEI

Implantação do Sistema Eletrônico de Informações ocorreu na semana de 11 a 14 de novembro e contou com apoio e treinamento da equipe do Cofecon. Ferramenta dará mais agilidade e transparência aos processos administrativos

Na semana de 11 a 14 de novembro mais um Conselho Regional de Economia passou a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e os serviços online. Uma equipe do Cofecon esteve presente em Salvador para auxiliar e treinar os funcionários do Corecon-BA no uso destas ferramentas.

“Expressamos nosso sincero agradecimento pelo excelente curso ministrado nesta semana. Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências. Agradeço pela clareza nas explicações e pela dedicação de todos os envolvidos”, expressou a chefe do setor financeiro do Corecon-BA, Tania Mara Teixeira Rodrigues. “Agradeço por todo o empenho e atenção dos envolvidos na organização. Vamos aplicar os conhecimentos em nossas atividades”.

A equipe foi composta pela superintendente Aline Tales, pelo assessor Rielisson Barbosa, pelo profissional de suporte João Henrique Vieira e pelo funcionário do Corecon-PR Dwan Martiningue.

SEI e serviços online

O Sistema Eletrônico de Informações permite a criação, tramitação, gestão e arquivamento de documentos de forma totalmente digital, agilizando os processos internos e contribuindo para a eficiência na administração pública. Alguns dos ganhos que ele permite são facilidade de acesso de forma remota, agilidade no andamento dos processos, redução de burocracia e sustentabilidade.

O Sistema também é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4. O Conselho Federal de Economia passou a usar o SEI ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação e o uso também nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon.

Já os serviços online permitem que os economistas possam ter acesso a diversos atendimentos do Conselho Regional de Economia sem que precisem necessariamente ir à sede do Corecon. A ferramenta é ainda mais útil nos estados de maior dimensão – como é o caso da Bahia, em que há cidades localizadas a mais de 700 quilômetros da capital Salvador. O acesso é feito pelo site do Regional e os serviços incluem solicitação inicial de registro, alterações cadastrais, emissão de certidões e documentos eletrônicos, serviços financeiros e outros atendimentos.

Share this Post