Brasil registra 4,6 milhões de micro e pequenas empresas em 2025; Ana Cláudia Arruda comenta 

Conselheira federal falou ao Monitor Mercantil sobre o número expressivo e  abordou desafios que estas empresas enfrentam 

O Brasil registrou no ano de 2025 o número de 4,6 milhões de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte abertas no país. O número recorde foi comentado pela conselheira federal Ana Cláudia Arruda, em matéria publicada no Monitor Mercantil. 

“Trata-se de um número expressivo dentro da dinâmica econômica brasileira, especialmente na geração de emprego, de renda e na participação produtiva”, afirmou a conselheira. “Grande parte desses empreendedores acredita e tem esperança muito grande na retomada da economia nos próximos anos, portanto é fundamental a criação de condições que fortaleçam esses empreendimentos, tendo em vista que a maioria nasce com muita fragilidade”. 

Ana Cláudia Arruda também mencionou alguns desafios enfrentados para que o impacto positivo deste movimento de criação de micro e pequenas empresas possa ser aproveitado pela economia brasileira. “Em relação ao crédito, sabemos que as condições são inadequadas, sendo necessário um sistema mais amigável a esses empreendedores, com taxas compatíveis com suas atividades. Outro ponto de destaque é a questão que envolve a digitalização e inovação produtiva, ampliando as plataformas digitais de acesso ao e-commerce e soluções tecnológicas, para que aumentem sua produtividade e competitividade”, ressalta. 

A matéria publicada pelo Monitor Mercantil pode ser acessada clicando AQUI

Share this Post