Está no ar o e-book “Reflexões sobre Sustentabilidade, Justiça Climática e Desenvolvimento”
Publicação foi apresentada nesta sexta-feira (12) pela conselheira Elis Braga Licks e contém diagnósticos, dados, propostas e outros textos sobre o assunto
Está no ar o e-book “Reflexões sobre Sustentabilidade, Justiça Climática e Desenvolvimento”, produzido pela Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon! A publicação foi divulgada nesta sexta-feira (12) pela coordenadora da Comissão, conselheira Elis Braga Licks, por ocasião da 748ª Sessão Plenária do Cofecon, e pode ser acessada clicando AQUI.
“Este documento sintetiza meses de debate, análise e construção coletiva dentro do Sistema Cofecon/Corecons. Ele nasce da compreensão de que o Brasil viveu um momento histórico com a COP30 acontecendo na Amazônia, reunindo economistas, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e a sociedade civil”, comentou Elis. “A sustentabilidade não é uma agenda paralela, mas um eixo estruturante para pensar o desenvolvimento nacional. O documento reafirma que não haverá possível futuro sem coerência entre os discursos e prática. Espero que este e-book inspire economistas, gestores públicos, estudantes, pesquisadores e cidadãos a se engajarem na construção de soluções que enfrentem a crise climática e promovam justiça social”.
A publicação é dividida em cinco partes: diagnóstico (identificando riscos e vulnerabilidades socioambientais), fatos e dados (evidências científicas e econômicas), propostas (recomendações estratégicas para um projeto nacional de transição ecológica justa), produção e divulgação (com matérias e podcasts produzidos) e considerações finais.
No diagnóstico, o texto chama a atenção para o fato de que mais de um milhão de espécies vegetais e animais estão sob risco de extinção e que 70% dos sinais vitais da Terra encontram-se em estado crítico. “Historicamente, depois de dez mil anos de relativa estabilidade climática, conseguimos, com nossa economia linear, desequilibrar a base física do clima”.
As propostas trazidas envolvem um projeto nacional de desenvolvimento sustentável, uma política de ciência, tecnologia e inovação para a transição ecológica nos meios rural e urbano, a valoração ecológica justa, o pagamento por serviços socioambientais, uma nova convenção de desenvolvimento econômico verde e sustentável e a renda básica como instrumento de justiça redistributiva e transição justa, entre outras.
As matérias e podcasts abarcam a série de webinários realizada pela Comissão, com os seguintes, temas, datas e convidados:
- 14/05 – Desafios do desenvolvimento climático, com Beatriz Macchione Saes;
- 28/05 – Desenvolvimento e natureza, com Clovis Cavalcanti;
- 10/06 – Custos econômicos das mudanças climáticas, com Carlos Eduardo Young;
- 25/06 – Justiça climática, com Fábio Feldman e Gilberto Natalini;
- 09/07 – Bioeconomia e economia circular, com Anastácio Peralta e Lucas Lima;
- 23/07 – Mineração, com Ricardo Ruiz e Renato Ciminelli;
- 08/10 – Agricultura regenerativa, com Luiz Fernando Guedes, Ricardo Abramovay e Ademar Romeiro;
- 24/09 – Finanças sustentáveis, com tereza Cristina Carvalho, Ronaldo Serôa da Motta e Carmem Feijo.
