Economistas discutem agenda socioambiental pós COP30
Debate contará com três participantes da conferência e terá lançamento de e-book com propostas para uma agenda econômica voltada à sustentabilidade e desenvolvimento de longo prazo
O Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com os Conselhos Regionais de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), Pará/Amapá (Corecon-PA/AP) e Amazonas/Roraima (Corecon-AM/RR) e com a Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis), realizará no dia 12 de dezembro, às 16:30 horas, o evento “O Brasil e os Desafios da Transição Socioambiental: Propostas Econômicas Pós-COP30”. A atividade acontecerá no plenário do Cofecon, em Brasília, e reunirá economistas de diferentes regiões para discutir caminhos econômicos, sociais e ambientais para o Brasil após a COP30 (realizada de 10 a 21 de novembro em Belém). Haverá transmissão pelo canal da autarquia no YouTube (link AQUI) e emissão de certificados de participação para os que se inscreverem AQUI.
Construindo propostas econômicas para uma transição justa
A iniciativa busca promover um espaço de diálogo entre economistas, voltado à elaboração de propostas concretas que contribuam para uma transição climática justa e alinhada às demandas socioambientais contemporâneas. A abertura institucional será conduzida pela presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira; pela presidenta do Corecon-DF, Luciana Acioly; e pelo presidente da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, Pedro Garrido (Aslegis).
Os economistas Michele Aracaty (presidenta do Corecon AM/RR), Kleber Mourão (presidente do Corecon PA/AP) e Frednan Bezerra (conselheiro federal), que estiveram na COP30, compartilharão suas experiências e percepções sobre os principais desafios e encaminhamentos da conferência.
E-book
O evento também marcará o lançamento do e-book “Economia e Sustentabilidade: Propostas para a Transição Justa no Brasil”, que reúne contribuições geradas a partir dos webinários promovidos ao longo do ano pela Comissão de Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon, coordenada pela conselheira federal Elis Braga Licks – que também estará na transmissão ao vivo.
Ao todo foram realizadas oito webinários, com os seguintes participantes e temas:
- 14/05 – Desafios do financiamento climático, com Beatriz Macchione Saes;
- 28/05 – Desenvolvimento e natureza, com Clovis Cavalcanti;
- 10/06 – Custos econômicos das mudanças climáticas, com Carlos Eduardo Young;
- 25/06 – Justiça climática, com Fábio Feldman e Gilberto Natalini;
- 09/07 – Bioeconomia e economia circular, com Anastácio Peralta e Lucas Lima;
- 23/07 – Mineração, com Ricardo Ruiz e Renato Ciminelli;
- 08/09 – Agricultura Regenerativa, com Fernando Guedes, Ricardo Abramovay e Ademar Romeiro;
- 24/09 – Finanças sustentáveis, com Tereza Cristina Carvalho, Ronaldo Serôa da Motta e Carmem Feijo.
A atividade reforça o compromisso do Cofecon e dos Corecons com o debate público qualificado e a contribuição dos economistas para a formulação de políticas econômicas que considerem, de forma integrada, desenvolvimento produtivo, justiça social, preservação ambiental e visão de longo prazo.
