Cofecon e Corecon-MG firmam parceria com Fundação Ipead 

Acordo de cooperação permite unir esforços para ampliar análises e difundir Boletim de Conjuntura da Fundação 

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) celebrou um acordo de cooperação com o Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG) e com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead). O objetivo é fortalecer a divulgação do Boletim de Conjuntura Econômica produzido pela fundação (clique AQUI para acessar) e ampliar a participação de economistas do Sistema Cofecon/Corecons na elaboração de análises qualificadas sobre a economia brasileira. O ato de assinatura aconteceu em Belo Horizonte.  

A presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, destacou que a parceria estabelece uma ponte entre o sistema profissional e instituições de pesquisa econômica, reforçando a missão do Conselho de promover o conhecimento econômico como instrumento de desenvolvimento. “O Cofecon tem atuado de forma proativa para ampliar o diálogo com a sociedade e contribuir com análises que ajudem o país a tomar decisões melhores. Este acordo fortalece nossa presença no debate econômico e permite que economistas de diferentes regiões compartilhem suas contribuições em uma publicação de referência”, afirmou Tania Teixeira. 

“Para o Corecon-MG, essa colaboração representa uma oportunidade importante para fortalecer as conexões entre os economistas de Minas Gerais e o debate público acerca do futuro da economia brasileira”, expressou a presidenta do Corecon-MG, Carolina Rocha Batista. “Vamos incentivar essa participação por meio de chamadas públicas, parcerias com instituições de ensino, divulgação de temas de interesse regional e valorização das contribuições feitas por profissionais e discentes de diferentes regiões de Minas Gerais”. 

Pelo Convênio, o Cofecon se compromete a indicar representantes qualificados para contribuir com conteúdos do boletim, bem como dar apoio institucional e ampliar a disseminação do material. A iniciativa também prevê a articulação com outros Conselhos Regionais de Economia para fortalecer a participação de economistas em pesquisas e debates. 

“A ampliação da participação de economistas do Sistema Cofecon/Corecons na produção de análises representa um avanço estratégico. Esta integração trará ganhos expressivos tanto na qualidade como na diversidade de análises”, expressou o presidente da Fundação Ipead, economista Fabrício José Missio. “A fundação Ipead avalia de forma extremamente positiva o impacto desta cooperação. Além do alcance quantitativo, ela também gera impactos qualitativos relevantes. Essa circulação de conhecimento contribui para elevar o nível do debate econômico nacional e fortalece a tomada de decisão fundamentada em dados e diagnósticos consistentes”. 

Boletim de Conjuntura

O Boletim de Conjuntura da Fundação Ipead é uma publicação mensal que apresenta análises sintéticas sobre a evolução recente da economia brasileira e internacional. Seu objetivo é oferecer ao público (profissionais de economia, gestores públicos e privados, estudantes e sociedade em geral) uma leitura acessível e fundamentada dos principais indicadores econômicos. A edição de novembro tem 28 páginas contendo informações internacionais, nacionais e estaduais e de economia setorial. Um artigo do professor Daniel Nogueira Silva aborda financiamento climático e adaptação na Amazônia.

Com vigência inicial de 12 meses, o acordo entre o Cofecon, o Corecon-MG e o Ipead reforça o compromisso dos Conselhos de Economia com a valorização da produção técnica e científica na área econômica, incentivando o engajamento profissional em ações estratégicas para o país. 

Share this Post