Gustavo Pessoti: “Economizar não é só pagar menos, mas comprar com propósito”
Conselheiro federal falou ao Jornal Massa sobre a Black Friday e recomendou prudência ao realizar as compras
Nos últimos anos, a Black Friday – tradicional data de descontos importada dos Estados Unidos – vem ganhando cada vez mais força no Brasil. A aproximação da data movimenta as expectativas dos consumidores, mas também requer cautela para que as promoções não se transformem em armadilhas financeiras. O conselheiro federal Gustavo Casseb Pessoti falou sobre o assunto em matéria publicada pelo Jornal Massa.
Com a inflação projetada em 5%, juros elevados e o endividamento das famílias em um nível recorde, Pessoti avalia que “não é o momento ideal para compras impulsivas ou grandes dívidas. Mas, se o consumidor está com as finanças equilibradas, pode aproveitar boas oportunidades, desde que haja planejamento e evite o uso de crédito caro”.
A taxa básica de juros encontra-se atualmente no nível mais alto praticado em quase 20 anos (15% ao ano), o que encarece o crédito e afeta o consumo. “O custo do serviço da dívida das famílias sobe e sobra menos para o consumo. Além disso, com o crescimento econômico projetado em apenas 2,3% neste ano, a tendência é que os salários e o emprego avancem em ritmo mais lento”, argumenta o conselheiro federal.
Ele também dá algumas dicas para quem quer aproveitar as promoções. “Verifique se você realmente precisa do item. Se for algo que você já planejava adquirir, ótimo. Mas se for uma compra por impulso, vale repensar. O ideal é comparar preços, analisar o histórico e evitar parcelamentos longos com juros embutidos”, reforça Pessoti. “Se o orçamento já está apertado, é melhor evitar novas parcelas, porque qualquer imprevisto pode comprometer as finanças pessoais”, alerta o economista.
O conselheiro federal também afirma que o melhor desconto é aquele que não compromete o orçamento. “Economizar não é apenas pagar menos, mas comprar com propósito. O ideal é aproveitar as oportunidades de forma racional, sem se deixar levar pela sensação de estar fazendo um bom negócio”, explica. “Com o cenário econômico ainda instável, é fundamental ter prudência. Se a renda ou o emprego forem afetados, o parcelamento que parecia pequeno pode se transformar em um problema”, conclui.
Podcast
A Black Friday deste ano acontecerá no dia 28 de novembro. O evento movimenta bilhões de reais em vendas no Brasil e impulsiona o comércio digital. O interesse crescente da população revela mudanças importantes no comportamento de consumo: pessoas passaram a antecipar compras planejadas para aproveitar os preços reduzidos, especialmente em itens de maior valor. A data também trouxe maior atenção à experiência do Cliente e à proteção contra fraudes, deixando de ser apenas um dia de promoções e passando a ser uma parte estratégica do calendário econômico do país.
Ouça o episódio do podcast Economistas sobre o assunto, com participação do vice-presidente do Corecon-BA, economista Edval Landulfo, clicando AQUI.
