UFRGS é homenageada pelos 80 anos do curso de Ciências Econômicas

Reconhecimento ocorreu durante a abertura do XXVI Congresso Brasileiro de Economia, em Porto Alegre, celebrando a contribuição histórica da universidade à formação de economistas no país.

A noite de abertura do XXVI Congresso Brasileiro de Economia teve um momento de homenagem aos 80 anos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A professora Maria de Lourdes Furno da Silva, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, foi chamada para representar a instituição no momento.

“A faculdade faz parte da história da minha vida e da vida de muitos colegas que estão aqui”, expressou a vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul, Angélica Massuquetti. “Eu me formei ali há 35 anos e tenho quase 30 como professora. Muitos dos meus colegas de graduação fizeram mestrado e doutorado e têm a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como segunda mãe”.

Maria de Lourdes, por sua vez, contou que o curso de Ciências Econômicas está completando 80 anos, mas a Faculdade de Ciências Econômicas tem 115 anos. “Somos convidados para receber esta homenagem que nos gratifica muito. A UFRGS tem 29 unidades, a Faculdade de Ciências Econômicas é uma delas. Temos cinco programas de pós-graduação e, entre nossos egressos, estão a ex-presidente Dilma Rousseff e a ex-governadora Yeda Crusius, que foi docente na nossa instituição. Temos também o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Marcio Pochmann, que está aqui no Congresso”.

O XXVI Congresso Brasileiro de Economia

O Congresso Brasileiro de Economia ocorreu de 06 a 10 de outubro no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades”. O evento reuniu cerca de 50 especialistas e 500 participantes (online e presencial) em torno de grandes temas que impactam o futuro do país, como reforma tributária, mudanças climáticas, comércio internacional, agronegócio, desigualdades regionais, inovação, economia comportamental, educação financeira e o papel do Estado na neoindustrialização. A promoção foi do Cofecon, em parceria com o Corecon/RS.

O evento contou com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vero/Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Monte Bravo Investimentos, Conselhos Regionais de Economia de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.

Share this Post