Finanças sustentáveis e mudanças climáticas: Cofecon promove debate online

Evento acontecerá no dia 24 de setembro às 18h30, com transmissão pelo YouTube, e contará com Tereza Cristina Carvalho, Ronaldo Serôa da Motta e Carmem Feijo

No dia 24 de setembro, às 18h30, a Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon promove o seminário “Finanças Sustentáveis e Mudanças Climáticas”. O evento contará com a presença dos professores Tereza Cristina Carvalho, Ronaldo Serôa da Motta e Carmen Feijo, com moderação de Elis Braga Licks, Isis Kruger e Samuel de Paula. As inscrições, com direito a certificado de participação, podem ser feitas AQUI. Também haverá transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube.

Finanças sustentáveis

As finanças sustentáveis, no contexto das mudanças climáticas, são um conjunto de práticas voltadas a conciliar o retorno econômico e a responsabilidade social e ambiental. O sistema financeiro, por exemplo, precisa incorporar os riscos climáticos em seus modelos de avaliação de crédito e investimento (por exemplo, o crédito rural está cada vez mais sujeito aos riscos de enchentes e secas).

A adoção de finanças sustentáveis, no contexto das mudanças climáticas, também significa direcionar recursos para projetos e políticas que contribuam para reduzir emissões de gases do efeito estufa, adaptações climáticas (como obras de contenção de enchentes e infraestrutura resiliente) e transição justa.

Não é mais possível dissociar economia de meio ambiente. A gestão dos riscos climáticos (secas, enchentes, perda de safras, colapso de infraestruturas) e a busca por novas oportunidades de negócios verdes são essenciais para manter a estabilidade financeira e garantir desenvolvimento de longo prazo.

Participantes

Tereza Cristina Carvalho é professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) e professora visitante na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É fundadora e coordenadora geral do Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) e do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR-USP). Recebeu diversos prêmios na área de tecnologia e sustentabilidade. Coordena diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de computação verde, eficiência energética em tecnologia da informação, economia circular aplicada em resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.

Ronaldo Serôa da Motta é doutor em Economia pela University College London e professor titular de Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi coordenador de Estudos de Regulação e de Meio Ambiente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e diretor da Agência Nacional de Aviação Civil para as áreas de Pesquisa e Relações Internacionais. Foi também diretor de Políticas Ambientais do Ministério do Meio Ambiente.

Carmem Feijo é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pela mesma instituição e doutora em Economia pela University College London. Foi secretária executiva da Associação nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e coordenadora-adjunta da área de Economia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É professora da Universidade Federal Fluminense e foi pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Share this Post