Dia do Economista será comemorado com debate sobre desenvolvimento sustentável 

Evento reunirá especialistas na Enap, no dia 14 de agosto, para discutir políticas regionais, inovação e caminhos para um modelo mais justo e duradouro de desenvolvimento 

O enfrentamento das desigualdades territoriais e a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e duradouro são desafios centrais para o Brasil contemporâneo. Nesse contexto, no dia 14 de agosto (quinta-feira), às 15h, será realizada a mesa de debates com o tema “Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Questões Regionais”, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em comemoração ao Dia do Economista. Inscreva-se clicando AQUI.

O evento é promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e a Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis). Os palestrantes serão Clélio Campolina Diniz, ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Aristides Monteiro Neto, diretor de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); e José Eduardo Pereira Filho, secretário executivo do Consórcio Brasil Central. 

O economista Roberto Piscitelli, integrante da Comissão de Política Econômica do Cofecon e do Conselho Fiscal da Aslegis, será o debatedor. A mesa do evento será composta pelas presidentas do Cofecon, do Corecon-DF e da Enap, Tania Cristina Teixeira, Luciana Acioly e Betânia Lemos; pelo presidente da Aslegis, Pedro Garrido da Costa Lima; e pelo coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda. A coordenação será da conselheira federal Ana Cláudia Arruda e o mediador será o economista Diones Cerqueira, coordenador da Comissão de Desenvolvimento Regional do Corecon-DF. 

Convidados 

Clélio Campolina Diniz é ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (FACE/UFMG), possui sólida atuação nas áreas de economia regional, economia brasileira, economia da tecnologia e desenvolvimento econômico. É mestre e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Rutgers University (Estados Unidos). 

Aristides Monteiro Neto é diretor de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) desde março de 2023. É economista e doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É técnico em Planejamento e Pesquisa do IPEA e professor do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento da mesma instituição. Foi secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco e assessor especial do governo estadual.  

José Eduardo Pereira Filho é advogado graduado pela Universidade Federal do Piauí. Atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e integrou o Conselho de Administração do Sebrae/DF e o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal. Foi também vice-presidente de Governo do Banco do Brasil e presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí. 

Mesa de abertura  

Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com especialização em Políticas Econômicas pela mesma instituição, mestrado em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG), mestrado Master-DEA e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Valência, Espanha. Professora do Departamento de Economia da PUC Minas, atua como Coordenadora de Extensão Universitária e de Monografia e é orientadora de pesquisas na área de economia, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico regional e local, desenvolvimento sustentável, economia social, economia criativa e circular. Foi conselheira do Corecon-MG por dois mandatos e presidenta em 2020, 2021 e 2022. É conselheira do Cofecon desde 2024 e presidenta no exercício de 2025. 

Luciana Acioly é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1991), com doutorado em Economia também pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) pós-doutora pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Foi é Secretária Parlamentar no Gabinete da Deputada Perpétua Almeida. É pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desde 2016 na Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (DIMAC). Foi Diretora de Estudos, Relações Econômicas e Políticas Internacionais DINTE/IPEA. Foi professora da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é presidente do Corecon/DF e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

Betânia Lemos é presidenta da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional com doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Experiência em gestão de equipe voltada para resultados, inovação institucional, implementação de mudanças e gestão educacional corporativa com foco em ensino a distância. Atuação em diversas pesquisas na área de Economia, com ênfase em Análise Econômica de Programas de Bem-Estar Social e Econometria aplicada. Principais temas são: Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Criminalidade. 

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES. Dedica-se continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou cerca de 20 livros da área de Economia – entre eles, “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; Celso Furtado, 100 anos: pensamento e ação; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro”. Foi presidente do Cofecon por quatro mandatos. Atualmente é conselheiro federal e coordenador da Comissão de Política Econômica do Cofecon.

Pedro Garrido da Costa Lima é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2015). Atualmente é Presidente da Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis) e Conselheiro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF). Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados desde 2016, na Área de Política e Planejamento Econômicos, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional. Foi Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2009-2016) e Conselheiro do Corecon-DF (2017-2022). 

Debatedor  

Roberto Bocaccio Piscitelli é economista e contador, mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Administração Econômica e Financeira pela Universidade de Paris I e em Política e Administração Tributária pela FGV. Foi Auditor Fiscal e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuou como consultor legislativo, e é professor de Finanças Públicas no curso de Economia da UnB. Atuou como conselheiro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), que também presidiu, sendo atualmente conselheiro do Corecon-DF e coordenador de sua Comissão de Política Econômica. 

Mediador 

Diones Cerqueira é economista, graduado pela Universidade Católica de Brasília (1982), com especialização em Políticas Públicas e Economia pela UPIS e em Tributação e Finanças Públicas pelo IDP (em fase de conclusão). Atualmente é Assessor da Presidência da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA/DF), onde também coordena a Comissão de Conjuntura e Desenvolvimento Regional do Corecon DF. Integra o Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico e o Conselho de Assuntos Tributários e Fiscais da CNI, além do Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (COPEP). 

Coordenação 

Ana Cláudia Arruda é doutora em Planejamento Regional e Urbano UFPE e mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG/CEDEPLAR. É bacharel em Economia pela UFPE e Especialista em Consultoria Empresarial pela FIA-USP. Atuou no Sebrae na Área de Planejamento e Gestão Estratégica por mais de 20 anos. É Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi presidente do CoreconPE. É Conselheira Federal do Conselho Federal de Economia- Cofecon. Coordena a Comissão de Desenvolvimento Regional e Urbano do Cofecon. 

Dia do Economista 

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto, em referência à data na qual o então presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei 1.411/1951, que deu vida jurídica à profissão no País. A Lei representou um marco importante para a valorização da profissão no Brasil. 

Desde então, ela pouco foi alterada, motivo pelo qual o Cofecon vem buscando junto ao Congresso Nacional uma atualização na qual as atribuições do profissional economista sejam definidas com mais clareza. 

Share this Post