Perícia econômico-financeira em destaque no CBE 2025: conteúdo técnico e oportunidades para economistas
Programação especial durante o Congresso Brasileiro de Economia será dedicada aos profissionais da área, com temas atuais, troca de experiências e foco na qualificação do perito economista
O XXVI Congresso Brasileiro de Economia (CBE), que será realizado de 06 a 10 de outubro, em Porto Alegre, terá uma programação especial voltada à perícia econômico-financeira, uma das áreas que mais cresce e se consolida como campo estratégico de atuação para os economistas. O Fórum de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem ocorrerá no dia 08 de outubro, das 9h às 18h, em paralelo às demais atividades simultâneas previstas na programação. O CBE é organizado pelo Cofecon, em parceria com o Corecon-RS, e está com as inscrições abertas, com lote promocional até dia 31 de agosto. Mais informações sobre a programação completa e inscrições podem ser encontradas clicando AQUI.
O Fórum de Perícia buscará trazer intercâmbio de conhecimento técnico, atualização profissional e networking qualificado entre os participantes. A proposta é reunir profissionais experientes, novos peritos, estudantes e economistas interessados em migrar de área, promovendo qualificação específica e troca de experiências.
Segundo o economista Gustavo Raupp, conselheiro do Corecon/RS, e um dos coordenadores do Fórum, a proposta é dar visibilidade à importância da perícia como campo de atuação legítimo e promissor. “Vamos debater temas atuais, como uso de inteligência artificial e novas ferramentas, sem perder de vista os pilares da ética, da responsabilidade técnica e da credibilidade do perito”, afirma. Também estão à frente da organização do Fórum as conselheiras do Corecon/RS Fabiola Torres e Margareth Belinazo e o perito Aristoteles Galvão.
Entre os assuntos que serão tratados na programação, estão os avanços tecnológicos aplicados à perícia, o papel do perito nos processos judiciais, elaboração de laudos técnicos, conciliação, arbitragem e a relação com magistrados e advogados. “Será um espaço de acolhimento, mas também de provocação. A perícia é um campo técnico que precisa estar em constante atualização, e o Congresso será uma excelente oportunidade para isso”, reforça Raupp.
Confira abaixo a programação completa:
Programação do Fórum de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem:
9h – Abertura
9h10 – Painel “Mercado de Trabalho do Economista Perito”
10h15 – Coffee Break
10h30 – Palestra “A Importância da Perícia Econômico-Financeira no Judiciário”
11h15 – Palestra “Perícia Econômico-Financeira de Prestação de Contas”
12h05 – Almoço
14h – Palestra “Perícia Financeira Bancária”
14h50 – Palestra “Avaliação Econômicas de Empresas nos Processos Judiciais”
15h40 – Palestra “A Inteligência Artificial na Perícia Econômico-Financeira”
16h20 – Coffee Break
16h35 Palestra “Perícia Econômica Ambiental/Danos”
17h35min – Encerramento
Saiba mais sobre o CBE 2025
O XXVI Congresso Brasileiro de Economia acontecerá de 6 a 10 de outubro de 2025, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS), de forma híbrida (online e presencial). Com o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios, Oportunidades”, o evento reunirá economistas, professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de áreas correlatas para debater os rumos da economia brasileira e os caminhos possíveis para um desenvolvimento mais justo, resiliente e inclusivo.
Na programação haverá palestras magnas, painéis, fóruns temáticos, workshops, apresentação de trabalhos científicos, premiações e espaços de confraternização. São esperados mais de 500 participantes de forma presencial e cerca de 1.000 participantes online.
As inscrições estão abertas e seguem com valores promocionais do segundo lote até o dia 31 de agosto. Os preços do ingresso presencial variam de R$18 a R$ 210, conforme o perfil do público e a modalidade do evento. Economistas com registro no Corecon têm descontos especiais.
O evento tem o patrocínio do Banrisul (Vero), da Monte Bravo e dos Corecons dos estados de SP, MS e PE e PR.