Começa nesta quarta-feira (06) a campanha de valorização profissional 

Em comemoração ao Mês do Economista, publicações abordarão temas importantes para a sociedade, mostrando o papel que o economista tem na construção do futuro 

Começa nesta quarta-feira (06) a campanha de valorização profissional em comemoração ao Mês do Economista! O tema deste ano será “O futuro que queremos, com a economia que planejamos” e, por meio de publicações especiais nas redes sociais do Cofecon, destacará a importância do economista para a construção de um mundo mais justo, sustentável e igualitário.  

Ao longo do mês de agosto serão abordados diversos temas como desenvolvimento sustentável, justiça tributária, reindustrialização e meio ambiente, com destaque para a maneira como afetam a realidade brasileira e o importante papel que o economista tem no planejamento e na construção deste futuro.  

A campanha também reforça que só o economista tem a formação e a habilitação legal para conduzir essas ações com responsabilidade e técnica. Com frases como “A natureza tem valor. E os economistas sabem disso” e “Desenvolver o Brasil é desenvolver todos os Brasis”, ela ressalta a importância deste profissional e de sua atuação para a sociedade. É essa atuação qualificada, com um instrumental sólido fornecido pela ciência econômica e respeito à ética, que garante à sociedade decisões econômicas responsáveis, com benefícios para todos. 

Eventos comemorativos 

No dia 13 de agosto, Dia do Economista, às 19 horas, será realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal uma sessão solene em homenagem à data. O presidente da sessão será o deputado distrital João Alves Cardoso e estão previstas as presenças das presidentas do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, e do Corecon-DF, Luciana Acioly da Silva. 

No dia seguinte, na Câmara dos Deputados, o professor Clélio Campolina Diniz, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o economista Aristides Monteiro Neto, pesquisador do Ipea, participarão de uma mesa de debates sobre “Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Questões Regionais”. O evento é promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em parceria com o Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF) e a Associação dos Consultores Legislativos e de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados (Aslegis). 

A proposta da mesa de debates é refletir sobre os instrumentos de política econômica voltados ao desenvolvimento regional; fortalecer o diálogo federativo e institucional; valorizar a ciência econômica como base técnica para as decisões de política pública; e promover um espaço plural de discussão entre economistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes do poder Legislativo. 

Dia do Economista 

O Dia do Economista é comemorado na data de 13 de agosto, em referência à sanção da Lei 1.411/1951 por parte do então presidente Getúlio Vargas. Esta lei, além de dar vida jurídica à profissão de economista no Brasil, representou um marco em sua valorização, criando também o sistema Cofecon/Corecons. 

No entanto, desde 1951, ela pouco foi alterada. Por este motivo, o Cofecon vem buscando junto ao Congresso Nacional sua atualização, sobretudo no tocante às atribuições do economista, a fim de trazer maior segurança jurídica ao exercício profissional. 

Share this Post