Tania Teixeira, sobre taxa Selic: “São quase 10% de juros reais” 

Presidenta do Cofecon falou ao portal Uol sobre a decisão do Copom. Após sete altas consecutivas, o colegiado decidiu pela manutenção da taxa Selic em 15% 

Depois de sete altas consecutivas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (30) manter a taxa básica de juros no patamar de 15% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade. 

Para a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, a taxa Selic a 15% “está fora de qualquer padrão civilizado. Levando em conta a expectativa de inflação dos próximos 12 meses, são quase 10% de juros reais”, afirmou ao portal Uol. “Por isso temos defendido que o combate à inflação não pode ser refém do rentismo”. 

Em seu comunicado à imprensa, o Copom destacou que “os indicadores de atividade econômica têm apresentado, conforme esperado, certa moderação no crescimento, mas o mercado de trabalho ainda mostra dinamismo” e que “nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes mantiveram-se acima da meta”. O texto também faz referências às tarifas anunciadas por Donald Trump e à política fiscal do governo brasileiro. 

A matéria publicada no UOL pode ser lida clicando AQUI

Share this Post