XIV Gincana Nacional de Economia: confira o resultado da primeira fase 

Etapa regional teve 327 duplas inscritas. Prazo para gravação e envio dos vídeos sobre a COP30 vai de 09 a 11 de julho. Veja as orientações que preparamos para participar da segunda fase 

O Conselho Federal de Economia realizou neste domingo, 06 de julho, a primeira fase da etapa regional da Gincana Nacional de Economia. O evento ocorreu sem intercorrências e as duplas que obtiveram os nove primeiros lugares no âmbito de cada Conselho Regional de Economia disputarão a segunda fase da etapa regional. Confira AQUI a lista com os classificados.

Números 

Ao todo, foram 327 duplas inscritas. Durante uma hora elas deram 18.726 respostas às perguntas apresentadas – uma média de 312,1 respostas por minuto. Do total de respostas, 10.398 (55,53%) foram corretas e 8.328 (44,47%) foram erradas – um índice de acertos aproximadamente dez pontos percentuais menor que o de 2024. Os participantes gastaram, em média, 38 segundos para responder cada pergunta – menos do que no ano passado, quando a média foi de 51 segundos. 

Melhores pontuações 

Três duplas superaram a marca dos 800 pontos na primeira fase. Os paulistas Gabriel Zanini e Thiago Miranda Bonifácio registraram a melhor pontuação (883), seguidos por Luciano Zunino Lombardi de Carvalho e Eduardo Ribeiro Affonso Júnior, do Rio de Janeiro (861), e Gabriel Vitório Gotnarelli Hessel e Caio Lopes de Souza, também de São Paulo (837). 

Próxima fase 

As duplas classificadas para a segunda fase deverão enviar um vídeo com duração máxima de dois minutos contendo uma breve análise sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém nos dias 10 a 21 de novembro. O vídeo deverá ser enviado entre os dias 09 e 11 de julho. 

Cada vídeo será avaliado por uma banca avaliadora designada pelo respectivo Conselho Regional de Economia e receberá uma pontuação de 0 a 100, que será somada aos pontos obtidos na primeira fase. Fique atento: mesmo que sua pontuação tenha sido suficiente para se classificar para a etapa nacional, o envio do vídeo é obrigatório e o não envio implica em desclassificação. 

Outro detalhe importante (e que também implica em desclassificação) é que, na segunda fase, serão conferidos os documentos dos estudantes classificados. Caso ainda não tenha subido os arquivos por meio da plataforma, não deixe de fazê-lo. 

A etapa nacional acontecerá em Porto Alegre, nos dias 7 e 8 de outubro, durante a realização do XXVI Congresso Brasileiro de Economia. 

Orientações para a gravação do vídeo 

Uma dúvida bastante comum é se os dois integrantes da dupla precisam estar no mesmo ambiente para gravar o vídeo ou mesmo se é obrigatório que eles apareçam. O regulamento não faz restrições neste sentido. Usem a criatividade e os recursos que puderem para buscar a melhor pontuação possível – mas usem também o bom senso, de modo que os avaliadores não tenham dúvidas quanto ao fato de o vídeo ter sido efetivamente produzido por vocês e que não se trata de um material de qualquer outra origem. As notas das avaliações não são recorríveis. 

Neste sentido, alguns cuidados podem ser tomados para obter um melhor resultado na gravação do vídeo: 

  • Escreva um roteiro simples, dividindo o tempo (com uma introdução, desenvolvimento e conclusão). 
  • Se preciso, treine a apresentação para garantir a fluidez e a cobertura de todos os pontos. 
  • Fique atento à resolução. Muitos celulares gravam vídeos com ótima qualidade. Certifique-se de usar resolução HD ou Full HD. Use a câmera traseira, pois ela tem melhor resolução do que as câmeras de selfie. Grave com o celular na horizontal e não se esqueça de usar um tripé ou apoio, de modo que ele não balance durante a gravação. 
  • Grave com o celular no modo avião, para evitar interrupções. 
  • Escolha uma boa iluminação. Fique de frente para a luz e esteja atento ao ambiente e a eventuais contrastes. Se a gravação ocorrer em um ambiente interno, feche portas e janelas para evitar ruídos externos. 
  • Escolha bem o enquadramento. Fique atento ao que aparecerá durante a gravação da imagem. A mensagem deve ser o mais importante – então, se o fundo não fizer parte da mensagem, opte por algo neutro. 
  • Não fique completamente parado. Muitas pessoas ficam nervosas e com o corpo “travado”. Movimente-se levemente para não transparecer nervosismo. 
  • Se errar, não reinicie. Continue de onde errou. Após a gravação, você poderá editar o vídeo. 
  • Seja você mesmo. 
Share this Post