Cofecon realiza debate sobre economia circular e bioeconomia
Evento virtual acontecerá no dia 09/07, às 18h30. Debatedores serão o líder indígena Anastácio Peralta Ava Kwarahy Rendyju, o economista Lucas Ferreira Lima e Leandro Lucato Moretti
O Cofecon, por meio da Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental, realiza na próxima quarta-feira (09), às 18h30, um debate sobre economia circular e bioeconomia. Os convidados são o líder indígena Anastácio Peralta Ava Kwarahy Rendyju, o economista Lucas Ferreira Lima e Leandro Lucato Moretti. A mediação será da economista Mara Rubia Domingues. O evento, que é parte da série Diálogos Econômicos à Luz da COP30, terá transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube, com emissão de certificados para os participantes inscritos (inscreva-se AQUI).
A economia circular é um modelo de produção e consumo que busca manter os recursos em uso pelo maior tempo possível, bem como recuperar e regenerar produtos e materiais ao final de cada ciclo de vida. Diferente do modelo linear tradicional (extrair, produzir, consumir, descartar), a economia circular propõe reduzir desperdícios, reutilizar insumos, reciclar materiais e redesenhar processos para que sejam mais eficientes e sustentáveis.
Já a bioeconomia está centrada na utilização de recursos biológicos renováveis para a produção de alimentos, energia, materiais e serviços. Ela combina avanços em biotecnologia, agricultura sustentável, ciência dos materiais e inovação industrial para substituir recursos fósseis por alternativas de baixo impacto ambiental. A bioeconomia contribui tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para o desenvolvimento econômico, ao impulsionar cadeias produtivas baseadas na biodiversidade, algo especialmente relevante em países como o Brasil.
Os participantes
Anastácio Peralta Ava Kwarahy Rendyju, liderança indígena no Mato Grosso do Sul, é de origem guarani da etnia kaiowá, nasceu na aldeia de Te’ýikue, no município de Caarapó, Mato Grosso do Sul. Sua trajetória é marcada pela liderança na Terra Indígena Panambizinho, no município de Dourados/MS.
Leandro Lucato Moretti, doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e parceiro dos povos Guarani, em MS e nas regiões sul e sudeste do Brasil. Atualmente, é coordenador de projetos na Rede de Apoio e Incentivo Socioambiental – RAIS.
Lucas Ferreira Lima, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador colaborador no Instituto de Economia da Unicamp e está associado a dois projetos financiados pela FAPESP, além de integrar a diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO).
Mara Rubia Domingues, economista com mais de 16 anos de experiência no setor financeiro, com passagens pelos bancos Santander e Itaú. Especialista em ESG pelo IBMEC e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Integra a Comissão de Sustentabilidade Econômica e Ambiental, atuando na conexão entre estratégia, gestão de riscos e impacto. Acredita no papel dos economistas na transformação de negócios com propósito e impacto sustentável.
Ciclo de seminários
Com a realização da COP30 na cidade de Belém, o Brasil assume uma posição estratégica nas negociações climáticas internacionais. Em um cenário marcado por crises ambientais e desigualdades históricas, o país terá a responsabilidade de liderar os esforços globais para a implementação efetiva dos compromissos assumidos no Acordo de Paris. O evento da ONU, conhecido como a “COP da Implementação”, ocorrerá em um contexto de enfraquecimento da governança global, avanços ainda insuficientes do Acordo de paris e desafios significativos para a construção de uma transição energética justa.
A série de webinários é promovida pela Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon, que é coordenada pela conselheira Elis Braga Licks. Os seminários anteriores foram:
- O papel do Brasil diante dos desafios climáticos contemporâneos, com Beatriz Macchione Saes, no dia 14/05 (assista AQUI);
- Desenvolvimento e natureza, com Clovis Cavalcanti, no dia 28/05 (assista AQUI);
- Custos econômicos das mudanças climáticas, com Carlos Eduardo Young, no dia 10/06 (assista AQUI).
- Justiça Climática, com Fábio Feldmann e Gilberto Natalini, no dia 25/06 (assista AQUI).