Cofecon realiza debate sobre economia circular e bioeconomia 

Evento virtual acontecerá no dia 09/07, às 18h30. Debatedores serão o economista Lucas Ferreira Lima e o líder indígena Anastácio Peralta 

O Cofecon, por meio da Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental, realiza na próxima quarta-feira (09), às 18h30, um debate sobre economia circular e bioeconomia. Os convidados são o economistas Lucas Ferreira Lima e o líder indígena Anastácio Peralta. O evento, que é parte da série Diálogos Econômicos à Luz da COP30, terá transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube, com emissão de certificados para os participantes inscritos (inscreva-se AQUI). 

A economia circular é um modelo de produção e consumo que busca manter os recursos em uso pelo maior tempo possível, bem como recuperar e regenerar produtos e materiais ao final de cada ciclo de vida. Diferente do modelo linear tradicional (extrair, produzir, consumir, descartar), a economia circular propõe reduzir desperdícios, reutilizar insumos, reciclar materiais e redesenhar processos para que sejam mais eficientes e sustentáveis. 

Já a bioeconomia está centrada na utilização de recursos biológicos renováveis para a produção de alimentos, energia, materiais e serviços. Ela combina avanços em biotecnologia, agricultura sustentável, ciência dos materiais e inovação industrial para substituir recursos fósseis por alternativas de baixo impacto ambiental. A bioeconomia contribui tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para o desenvolvimento econômico, ao impulsionar cadeias produtivas baseadas na biodiversidade, algo especialmente relevante em países como o Brasil. 

Os participantes 

Lucas Ferreira Lima é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador colaborador no Instituto de Economia da Unicamp e está associado a dois projetos financiados pela FAPESP, além de integrar a diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO).  

Anastácio Peralta, indígena guarani da etnia kaiowá, nasceu na aldeia de Te’ýikue, no município de Caarapó, Mato Grosso do Sul. Foi apenas aos 37 anos que aprendeu a ler e escrever, mas realizou o sonho de ser educador, graduando-se em Ciências Humanas pela Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados e obtendo mestrado em Educação e Territorialidade pela mesma instituição. Atualmente é doutorando em Geografia. Em 2024 conquistou o direito de acrescentar ao seu sobrenome o nome indígena “Ava Kwarahy Rendyju” – em português, Homem Sol Nascente. 

Ciclo de seminários 

Com a realização da COP30 na cidade de Belém, o Brasil assume uma posição estratégica nas negociações climáticas internacionais. Em um cenário marcado por crises ambientais e desigualdades históricas, o país terá a responsabilidade de liderar os esforços globais para a implementação efetiva dos compromissos assumidos no Acordo de Paris. O evento da ONU, conhecido como a “COP da Implementação”, ocorrerá em um contexto de enfraquecimento da governança global, avanços ainda insuficientes do Acordo de paris e desafios significativos para a construção de uma transição energética justa. 

A série de webinários é promovida pela Comissão Sustentabilidade Econômica e Ambiental do Cofecon, que é coordenada pela conselheira Elis Braga Licks. Os seminários anteriores foram: 

  • O papel do Brasil diante dos desafios climáticos contemporâneos, com Beatriz Macchione Saes, no dia 14/05 (assista AQUI); 
  • Desenvolvimento e natureza, com Clovis Cavalcanti, no dia 28/05 (assista AQUI); 
  • Custos econômicos das mudanças climáticas, com Carlos Eduardo Young, no dia 10/06 (assista AQUI). 
  • Justiça Climática, com Fábio Feldmann e Gilberto Natalini, no dia 25/06 (assista AQUI). 
Share this Post