Maria Fernanda Coelho é eleita diretora da ABDE 

Com trajetória na Caixa e no BNDES, nova presidenta comandará entidade que reúne instituições responsáveis por parcela expressiva do crédito no país, com foco no desenvolvimento sustentável

A associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne bancos e agências que compõem o Sistema Nacional de Fomento, elegeu nesta quarta-feira (07) sua nova presidência. A presidenta eleita é a atual diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Coelho. 

“A presença de uma mulher à frente da ABDE é um marco de representatividade e competência. Maria Fernanda Coelho tem uma trajetória admirável, com compromisso com a inclusão, o desenvolvimento sustentável e a promoção da igualdade”, parabenizou a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira. “Sua eleição reforça o papel das mulheres em espaços de liderança estratégica e sinaliza um avanço necessário para que a política de crédito e fomento no país dialogue com os desafios contemporâneos da economia, com sensibilidade social e perspectiva plural.” 

Maria Fernanda Coelho 

Maria Fernanda tem especialização em Finanças Empresariais pelo IBMEC e foi empregada de carreira na Caixa Econômica Federal, chegando à presidência do banco em 2006. Também atuou como secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e na Secretaria-Geral da Presidência da República. Assumiu a diretoria do BNDES em junho de 2024. Ela esteve na posse da nova presidência do Cofecon em 2025, representando o banco na entrega do prêmio de Destaque Econômico. 

Maria Fernanda Coelho tomará posse nos próximos dias, bem como os dois vice-presidentes e nove diretores eleitos. “A ABDE inclui os bancos públicos de desenvolvimento, bancos estaduais, agências de fomento, Finep e Sebrae, que representam mais de 45% do crédito no Brasil, em um mercado de mais de R$ 6 trilhões. É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para cumprir a missão de ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, afirmou Maria Fernanda. 

A ABDE 

Criada em 1969, a Associação Brasileira de Desenvolvimento define e executa ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, sistema composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o país. Por meio de representação nacional nas esferas governamentais, sociais e produtivas do Brasil, da produção e divulgação de estudos e da promoção e disseminação de diversos tipos de cursos e atividades, a instituição aprimora a atuação dos associados para contribuir com um financiamento eficiente e acessível do desenvolvimento brasileiro. 

Share this Post