Cofecon realiza webinário sobre papel do Brasil frente aos desafios climáticos
Evento virtual, com a participação da economista Beatriz Macchione Saes, acontecerá no dia 14 de maio, às 18:30, e terá transmissão pelo canal do Cofecon no YouTube
O Conselho Federal de Economia realiza, no dia 14 de maio de 2025 (quarta-feira), o webinário “O papel do Brasil diante dos desafios climáticos contemporâneos”, com transmissão ao vivo pelo canal do Cofecon no YouTube. O evento é promovido pela Comissão de Sustentabilidade Econômica e Ambiental, coordenada pela conselheira Elis Braga Licks (que atuará como mediadora), e contará com a presença da economista Beatriz Macchione Saes. Será emitido certificado de participação aos inscritos (increva-se AQUI).
Com a realização da COP30 na cidade de Belém, o Brasil assume uma posição estratégica nas negociações climáticas internacionais. Em um cenário marcado por crises ambientais e desigualdades históricas, o país terá a responsabilidade de liderar os esforços globais para a implementação efetiva dos compromissos assumidos no Acordo de Paris. O evento da ONU, conhecido como a “COP da Implementação”, ocorrerá em um contexto de enfraquecimento da governança global, avanços ainda insuficientes do Acordo de paris e desafios significativos para a construção de uma transição energética justa.
Durante o webinário, Beatriz discutirá como o Brasil pode atuar de forma proativa para fortalecer a cooperação internacional, viabilizar mecanismos de financiamento climático e incentivar a transferência de tecnologias, sobretudo para países em desenvolvimento e mais vulneráveis à emergência climática. A palestrante também abordará criticamente os limites dos atuais modelos de transição energética, que muitas vezes mantêm — ou até aprofundam — padrões insustentáveis de produção e consumo.
A transição energética, como destacará Beatriz, não se resume à substituição de fontes fósseis por fontes renováveis: ela exige uma revisão profunda dos modelos de mobilidade, da lógica extrativista e do papel que países da periferia global, como o Brasil, exercem na cadeia produtiva internacional. Será discutida a crescente pressão por “extrativismo verde” e o risco de que políticas climáticas reforcem velhas desigualdades sob uma nova roupagem.
Além disso, o debate destacará o papel da sociobioeconomia e dos saberes tradicionais na proteção dos ecossistemas — especialmente na Amazônia —, bem como a urgência de políticas que articulem preservação ambiental, bem-estar social e redução das desigualdades.
A convidada
Beatriz Macchione Saes é professora do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Presidente da Sociedade Brasileira da Economia Ecológica (Ecoeco).
Beatriz também é autora do livro “Comércio ecologicamente desigual no século XXI. Evidências a partir da inserção brasileira no mercado internacional de minério de ferro”, premiado em 2019 com o primeiro lugar no Prêmio Brasil de Economia (saiba mais AQUI).