André Roncaglia receberá Prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 

Diretor-executivo do FMI estará em Brasília no dia 03 de abril e comparecerá à sede do Cofecon para receber a honraria 

O Conselho Federal de Economia receberá nesta quinta-feira (03), às 16h, o economista André Roncaglia de Carvalho, diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Ele estará na sede de autarquia para receber das mãos da presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, o prêmio Personalidade Econômica do Ano. 

Com uma trajetória marcada pelo rigor acadêmico e pelo compromisso com a análise crítica da economia brasileira, André Roncaglia tem se consolidado como uma das vozes mais influentes do pensamento econômico no país. Atua nas áreas de macroeconomia, economia política e desenvolvimento, com pesquisas que abordam temas como política industrial, distribuição de renda e papel do Estado. 

Roncaglia é graduado e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de várias instituições, entre as quais a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UnB). É autor de diversos livros, vários deles em parceria com outros autores, entre os quais destacam-se: Poder e Desigualdade (com Cesar Calejon), Bidenomics nos Trópicos (com Nelson Barbosa) e Brasil: Uma Economia que Não Aprende (com Paulo Gala). Em 2024 foi nomeado diretor-executivo do FMI. 

Votação 

A premiação reconhece economistas que se destacam por sua contribuição à profissão de economista e à ciência econômica, tanto na vertente teórica quanto na aplicada, seja por meio da pesquisa, do ensino, da atuação no setor público ou privado, ou da disseminação do conhecimento econômico para a sociedade. Entregue desde 2004, já premiou economistas como Maria da Conceição Tavares (2010), Paulo Nogueira Batista Junior (2012), Eduardo Gianetti da Fonseca (2015), Otaviano Canuto (2014), e Gabriel Galípolo (2023). 

A votação tem início com as indicações feitas pelos conselheiros federais e pelos Conselhos Regionais de Economia – cada um pode indicar até dois nomes. Com base em todas as sugestões recebidas, e verificados os critérios de elegibilidade, o plenário do Cofecon é responsável pela elaboração de uma lista com 10 nomes. Dentre eles, os Corecons elaboram uma lista tríplice, dentro da qual o plenário do Cofecon deverá eleger um ganhador – necessariamente por maioria. 

As premiações do Cofecon referentes ao ano de 2024 foram entregues no dia 20 de fevereiro. A entrega do prêmio Personalidade Econômica do Ano 2024 foi postergada devido ao fato de Roncaglia estar fora do País. 

Share this Post