Érika Kokay: “Futuro tem no protagonismo feminino um dos instrumentos mais relevantes”

Deputada compareceu à posse da presidência do Cofecon e falou sobre igualdade de gênero, diversidade e participação ativa das mulheres na construção de um futuro mais justo 

A posse da presidenta do Cofecon, Econ. Tania Cristina Teixeira, mostra que as mulheres seguem abrindo caminhos e reafirmando a democracia com coragem e resiliência. Esta foi a mensagem trazida pela deputada federal Érika Kokay na solenidade, realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A fala da deputada pode ser vista clicando AQUI.

“Eu fico muito feliz de carregar esta homenagem e levá-la para o meu gabinete, porque ela fala da contribuição ao debate com o tema protagonismo feminino, igualdade, desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou a deputada. “Eu diria que as mulheres carregam uma profunda coragem, a possibilidade de reinventar o próprio mundo. Por isso, tem muita razão quem diz que as construções e a reinvenção de uma realidade somos nós, seres humanos, que só nos reconhecemos na diversidade, na liberdade, na afetividade e na condição de sermos donos e donas do nosso corpo, do nosso pensar, do nosso próprio sentir e querer”. 

“Penso que o futuro democrático, o futuro compartilhado, territorializado, cheio de tranças de saberes, de afetos, de existências, tem no protagonismo feminino um dos instrumentos mais relevantes, e a noção exata de que a democracia só é construída na diversidade”, argumentou Kokay. “A democracia, que foi tão ameaçada neste País, se constrói no território, no enraizamento e no protagonismo. Nós, mulheres, queremos ter o direito de exercer esta humanidade da diversidade, da afetividade, da condição de sujeito. Não queremos mais carregar as marcas de uma violência que às vezes nem deixa marcas na pele, mas uma profunda marca na alma”. 

Ela citou a baixa quantidade de mulheres eleitas para a Câmara Federal – menos de 18% dos 513 deputados. “Somos a maioria da população brasileira. Vamos abrindo portas e dizendo que não queremos mais falar, pelas nossas cicatrizes, desta lógica escravocrata, sexista e patrimonialista que compõe a história do Brasil”, afirmou a deputada. “Queremos falar pelos nossos risos, cantos e danças, pela nossa capacidade de reinventar a sociedade. A presidenta Tania assume esta autarquia com uma convicção de que nós temos todas as condições de reafirmar a democracia, a igualdade e a justiça social”.  

Confira as fotos do evento clicando AQUI ou acessando o álbum abaixo.

Solenidade de Posse - Nova diretoria Cofecon 2025
Share this Post