Nelsa Nespolo é homenageada com o Prêmio Mulher Transformadora 2025 por sua liderança na economia solidária 

Fundadora da Justa Trama emociona o público, defende a centralidade das mulheres na transformação social e é aplaudida de pé na solenidade do Cofecon 

Um momento particularmente emotivo da solenidade de posse das presidências e dos novos conselheiros do Cofecon e do Corecon-DF foi a entrega do Prêmio Mulher Transformadora de 2025 à fundadora da Cooperativa Central Justa Trama, Nelsa Nespolo. A honraria reconhece mulheres que se destacam pelo desenvolvimento da responsabilidade social, da economia solidária ou do empreendedorismo, promovendo impactos positivos na sociedade e capacitando comunidades em diversas modalidades produtivas. Confira AQUI as fotos do evento.

A Justa Trama conecta as cinco regiões do Brasil e atua de forma integrada desde o plantio do algodão até a fiação, tecelagem, confecção, produção de adereços e sementes e comercialização dos produtos. Sob a liderança de Nelsa, ela tem fortalecido comunidades, gerado trabalho e renda de forma sustentável e valorizado saberes locais, mostrando como a economia solidária pode transformar vidas e territórios.  

“Não imaginam a emoção que é, porque este Conselho reconhece a economia solidária como uma forma de organização estratégica para transformar essa sociedade. E que orgulho ter tanto o Cofecon quanto o Corecon-DF com duas mulheres à frente”, mencionou Nelsa. “Esse mundo precisa cada vez mais da presença transformadora das mulheres. Quero trazer a presença das mulheres deste país que constroem outro jeito de se fazer economia. São as mulheres que produzem algodão orgânico, que trabalham com moedas sociais, que fazem a catação dos resíduos, que fazem um artesanato, maravilhoso, que transformam os seus serviços. Essas são as mulheres que estão sendo homenageadas hoje”. 

Além de seu trabalho com a Justa Trama, Nelsa Nespolo foi uma das idealizadoras da Unisol Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, fortalecendo a rede de organizações de economia solidária no país. Também é autora dos livros Tramando Certezas e Esperanças (2014) e As Tramas da Esperança (2020), que registram experiências e aprendizados da economia solidária brasileira. 

“Se a Tania [Teixeira, presidenta do Cofecon] falou que a economia não é neutra, nós, como cidadãos e cidadãs, também não somos. Temos um lado. Ou lutamos para que este mundo seja melhor, que a distribuição de renda aconteça, que haja mais inclusão, ou então ficamos acomodados achando que pode continuar dessa forma. E aqui é um espaço dos sonhadores, é um espaço dos lutadores”, expressou a ganhadora da honraria, com emoção na voz. “Aqui estão presentes todas as mulheres dos bancos comunitários, da cooperativa Univens, da Justa Trama, as mulheres que fazem de fato acontecer e sonhar com esse mundo com transformação lá na comunidade, mas também capazes de pensar esse Brasil, que ele pode acontecer outra forma. Estamos juntos na construção da política pública para que cada vez mais tenhamos mulheres transformadoras, um mundo transformado e que essas mulheres continuem vivas”, finalizou Nelsa – sendo, em seguida, aplaudida de pé. 

A entrega do prêmio pode ser assistida no player abaixo. 

Visita 

A sede da cooperativa foi visitada por uma delegação de economistas por ocasião do XXVI Congresso Brasileiro de Economia, realizado em Porto Alegre. Eles foram recebidos pela presidenta da cooperativa. 

“A economia solidária não é apenas um modo de vida, mas um modelo de desenvolvimento diferenciado. Acreditamos em um mundo onde é possível ter ganhos respeitando e preservando o meio ambiente, além de dividir os resultados de maneira justa”, afirmou Nelsa Nespolo na ocasião. 

O ano de 2024 foi marcado pela maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul, com chuvas torrenciais que causaram estragos em várias cidades do estado e uma inundação recorde em Porto Alegre. No bairro Sarandi, onde está a sede da cooperativa, a entidade desempenhou um papel fundamental na reconstrução da Vila Nossa Senhora Aparecida. 

Vencedoras anteriores 

Conheça as ganhadoras das edições anteriores do Prêmio Mulher Transformadora: 

2024 – Angélica Maria Moreira da Costa
2023 – Francisca Raimunda da Costa
2022 – Joice Marques
2021 – Nísia Trindade Lima
2020 – Irmã Lourdes Dill 

Share this Post