PUC Minas recebe Prêmio Destaque Econômico 2025 e reafirma protagonismo na formação de economistas no país
Curso de Ciências Econômicas da instituição tem, entre seus egressos, várias figuras de destaque no cenário mineiro e nacional
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais foi a grande vencedora do prêmio Destaque Econômico de 2025 na modalidade Academia. A honraria, concedida pelo Cofecon e entregue pela presidenta Tania Cristina Teixeira ao professor doutor Édil Carvalho Guedes Filho, reconhece instituições que se destacam por suas contribuições ao ensino de Ciências Econômicas.
“Este reconhecimento chega em um momento muito especial. Em 2026, celebramos os 55 anos da presença das ciências econômicas na PUC Minas. São décadas de história, de compromissos acadêmicos e de formação de gerações de economistas”, mencionou o professor. “Ao longo desse percurso, buscamos combinar tradição e inovação. Preservamos o rigor teórico instrumental, fortalecemos o uso de métodos computacionais, investimos em projetos integradores, na formação de competências e em conteúdos sintonizados com as grandes agendas contemporâneas, especialmente aquelas ligadas ao desenvolvimento socioambiental e à justiça social”.
“Este prêmio pertence, sobretudo, aos nossos professores, estudantes, técnicos, egressos e parceiros institucionais. É fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação, diálogo e responsabilidade”, prosseguiu Guedes. “Receber esse reconhecimento dos nossos pares nos orgulha profundamente e nos estimula a seguir avançando, certos de que há ainda muito a construir. Em nome da PUC Minas, agradeço esta honraria e reafirmo nosso compromisso com uma formação sólida, crítica e comprometida com o desenvolvimento do nosso país”.
Confira AQUI as fotos do evento.
O vídeo da premiação pode ser assistido no player abaixo.
PUC Minas
A PUC Minas foi fundada pelo arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, com o nome de Universidade Católica de Minas Gerais. O decreto de criação foi assinado em 12 de dezembro de 1958 pelo então presidente da República, Juscelino Kubischek, e pelo ministro da Educação, Clóvis Salgado. O status de pontifícia veio em 1983 e, em 2010, a Congregação para Educação do Vaticano reconheceu a instituição como a maior universidade católica do mundo.
Ex-alunos ilustres do curso de Ciências Econômicas da PUC Minas incluem os ex-governadores mineiros Aécio Neves e Fernando Pimentel, os ex-vice-governadores Clésio Andrade e Paulo Brant e o ex-deputado federal Virgílio Guimarães. Atualmente a instituição está presente em Belo Horizonte e conta com unidades nas cidades de Betim, Contagem, Poços de Caldas, Uberlândia e Serro.
Ganhadores anteriores
A indicação ao prêmio Destaque Econômico faz com que a PUC Minas se una a um seleto grupo composto pelas seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (2024); Universidade de Brasília (2023); PUC-SP (2018 e 2022); Unicamp (2013, 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021); e UFRJ (2014).
