Cofecon homenageia conselheiros em final de mandato
Reconhecimento foi entregue durante a 748ª Sessão Plenária do Cofecon, a última realizada no exercício de 2025
Seis conselheiros federais efetivos e seis suplentes encerrarão seus mandatos no dia 31 de dezembro de 2025. Carlos Alberto Safatle, Carlos Roberto de Castro, Flávia Vinhaes Santos, Maria de Fátima Miranda, Mônica Beraldo Fabrício da Silva e Paulo Roberto Polli Lobo, conselheiros efetivos, tiveram nos dias 12 e 13 de dezembro sua última sessão plenária no exercício dos respectivos mandatos.
“Este é um instante de reconhecimento e gratidão àqueles que, com responsabilidade, compromisso ético e dedicação ao interesse público, contribuíram de forma significativa para o fortalecimento institucional e para a construção coletiva das decisões deste Conselho”, expressou a presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, ao chamar aqueles que estavam presentes para receber uma homenagem.
Conselheiros efetivos
Carlos Alberto Safatle – O conselheiro teve dois mandatos consecutivos como efetivo. Foi presidente da Comissão de Tomada de Contas e coordenou a Comissão de Educação e foi vice-coordenador das comissões de Previdência Complementar do Economista e de Fiscalização e Registro Profissional.
Carlos Roberto de Castro – Ex-presidente do Cofecon em 2002 e 2003, Castro retornou ao plenário na condição de conselheiro efetivo em 2023. Foi vice-coordenador das comissões de Normas e Legislação e Previdência Complementar do Economista e Cooperativa de Crédito.
Flávia Vinhaes Santos – Exerceu um mandato como conselheira efetiva (2023-2025), tendo sido reeleita para um novo mandato no período 2026-2028. Foi vice-presidente do Cofecon em 2024. Coordenou as comissões de Comunicação e Ações para Redução da Concentração de Renda e Desigualdade no Brasil e o Grupo de Trabalho Estatísticas Econômicas e foi vice-coordenadora das comissões de Relacionamento Institucional e Assuntos Legislativos, Reforma Tributária, Mulher Economista e Diversidade.
Maria de Fátima Miranda – A conselheira exerceu dois mandatos (2020-2022 e 2023-2025). Coordenou as comissões de Perícia Econômico-Financeira, Mediação e Arbitragem e o Grupo de Trabalho Economista Empreendedor. Foi vice-coordenadora das comissões de Educação, de Responsabilidade Social e Economia Solidária, de Fiscalização e Registro Profissional e de Governança: Planejamento Estratégico, Transparência e LGPD.
Mônica Beraldo Fabrício da Silva – Também exerceu dois mandatos como conselheira federal efetiva (2020-2022 e 2023-2025). Foi coordenadora da Comissão Mulher Economista e vice-coordenadora da Comissão de Gonvernança: Planejamento Estratégico, Transparência e LGPD.
Paulo Roberto Polli Lobo – O conselheiro atuou por dois mandatos (2020-2022 e 2023-2025), tendo sido coordenador da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional e do Grupo de Trabalho Redução de Gastos do Conselho Federal de Economia, e vice-coordenador da Comissão de Reforma Tributária e dos grupos de trabalho Migração e Implantação do Sistema Cadastral, Financeiro e Fiscal nos Conselhos Federal e Regionais de Economia e Modernização Tecnológica dos Corecons.
Conselheiros suplentes
Os conselheiros suplentes que encerram seus mandatos em 2025 são Carlos Henrique Tibiriçá Miranda, Denise Kassama Franco do Amaral, Gilson de Lima Garófalo, Josélia Souza de Brito, Omar Corrêa Mourão Filho e Vicente Ferrer Augusto Gonçalves. Suas homenagens serão entregues em outra ocasião.
Denise Kassama anteriormente foi conselheira efetiva e vice-presidente do Cofecon. Gilson Garófalo atuou no Conselho Editorial da revista Economistas. Josélia foi integrante das comissões Mulher Economista e Diversidade e de Mercado de Trabalho e Valorização Profissional.
Josélia Souza de Brito e Vicente Ferrer Augusto Gonçalves foram reeleitos para mais um mandato como conselheiros suplentes do Cofecon, desta vez no período 2026-2028.
