Pelo segundo ano consecutivo, BNDES receberá prêmio Destaque Econômico na modalidade Desempenho Técnico
Prêmio reconhece o a excelência da instituição no uso dos instrumentos fornecidos pela ciência econômica.
Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi escolhido pelo Sistema Cofecon/Corecons para receber o prêmio Destaque Econômico na modalidade Desempenho Técnico. A decisão final foi tomada pelo plenário do Cofecon durante a 748ª Sessão Plenária Ordinária da autarquia, realizada nos dias 12 e 13 de dezembro.
Promovida anualmente pelo Cofecon, a premiação reconhece instituições que se destacam por suas contribuições ao aprimoramento e desenvolvimento das Ciências Econômicas, fortalecendo a profissão tanto no campo acadêmico quanto no exercício técnico e na comunicação qualificada com a sociedade. A honraria é entregue em três modalidades: Academia, Desempenho Técnico e Mídia.
A modalidade Desempenho Técnico, vencida pelo BNDES, reconhece instituições que usaram com excelência os instrumentos fornecidos pela ciência econômica.
BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES) foi criado em 1952 com a finalidade de ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico. O “Social” foi acrescentado ao nome em 1952. Os primeiros projetos levados ao banco estavam relacionados aos setores de transportes e energia elétrica.
O banco teve um papel importante no I Plano Nacional de Desenvolvimento, lançado em 1971, priorizando a expansão do setor de bens de capital e a modernização da indústria e ocupando também um lugar de destaque em programas como o Proálcool e a expansão da rede de telecomunicações, além de grandes obras de infraestrutura. Na época, a instituição passou a contar com recursos do PIS/PASEP, o que permitiu um salto no volume de empréstimos.
A partir da década de 1990 a instituição passou a atuar no microcrédito e a ter uma classificação de risco ambiental para os projetos aprovados. Já na década de 2000 foi fortalecida a vertente social, com apoio a pequenos produtores e empreendedores. O banco também teve importante função anticíclica na crise financeira de 2008 e ocupou um papel importante nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento.
Em anos mais recentes, investimentos em energias renováveis permitiram construir um futuro mais sustentável e levar mais desenvolvimento a outras regiões do País. O banco também opera o Fundo Amazônia e o Fundo Clima, usados para financiar o uso sustentável da floresta (e o combate ao desmatamento) e a mitigação de efeitos das mudanças climáticas.
Ganhadores anteriores
Os vencedores anteriores do prêmio Destaque Econômico na modalidade Desempenho Técnico são: BNDES (2024); Fiocruz (2023); DIEESE (2018 e 2022); IBGE (2015, 2016, 2017, 2020, 2021); e IPEA (2013, 2014, 2019).
