Tania Cristina Teixeira e João Manoel Gonçalves Barbosa são reconduzidos à presidência do Cofecon

Eleição reafirma continuidade da gestão e prioridades estratégicas do Conselho para 2026

Os conselheiros federais reelegeram os economistas Tania Cristina Teixeira e João Manoel Gonçalves Barbosa para os cargos de presidenta e vice-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), respectivamente, para o ano de 2026. A votação ocorreu neste sábado, 13 de dezembro, durante a 748ª Sessão Plenária, realizada em formato híbrido, com a participação dos conselheiros federais efetivos da autarquia.

Para a presidenta reconduzida, Econ. Tania Cristina Teixeira, os avanços obtidos no primeiro mandato foram resultado do empenho coletivo de conselheiros e conselheiras, além do corpo funcional do Cofecon. “Os resultados alcançados no primeiro mandato refletem um trabalho coletivo, pautado pelo diálogo, pela escuta e pela responsabilidade institucional. Buscamos construir uma gestão aberta, que valoriza as contribuições dos conselheiros, das comissões e do corpo funcional, fortalecendo o Cofecon como um espaço plural, comprometido com a valorização da profissão e com a defesa de pautas estruturantes, como o protagonismo feminino e a atualização profissional, a defesa da democracia e da sociedade.”

Em seus agradecimentos, Tania também destacou a importância da continuidade do trabalho desenvolvido. “O primeiro mandato foi um período de muito trabalho, diálogo e construção coletiva, que permitiu importantes avanços para o fortalecimento institucional do Cofecon. A recondução representa a continuidade desse compromisso. Seguiremos firmes no fortalecimento da pauta do protagonismo feminino, da diversidade, do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, ampliando espaços de participação e liderança de todos os economistas. Da mesma forma, continuaremos tratando como prioridade a aprovação do Projeto de Lei que trata da atualização profissional, essencial para a valorização e o futuro da nossa profissão.”

O vice-presidente João Manoel Gonçalves Barbosa também se pronunciou sobre a recondução e os desafios do novo período. “Acompanhei de perto os avanços conquistados no primeiro mandato da presidenta Tania, especialmente no fortalecimento institucional e na promoção do protagonismo feminino. Neste novo período, seguiremos trabalhando de forma integrada para consolidar essas conquistas e avançar na aprovação do Projeto de Lei da atualização profissional, que é uma pauta estratégica e prioritária para o Sistema Cofecon/Corecons.”

Share this Post