Retrospectiva 2025 – III Seminário da Mulher Economista e Diversidade 

Violência de gênero como pauta econômica: Salvador recebe debate nacional sobre impactos, políticas e caminhos para a autonomia das mulheres 

Nos dias 04 e 05 de setembro, Salvador sediou o III Seminário Nacional da Mulher Economista e Diversidade, realizado no auditório do Sebrae. Com o tema “Violência de Gênero e Economia: Impactos e Saídas Possíveis pelas Vias da Empregabilidade e do Empreendedorismo”, o evento reuniu economistas, pesquisadoras e gestoras públicas para discutir como a violência de gênero afeta o desenvolvimento econômico, a produtividade e a permanência das mulheres no mercado de trabalho. A programação contou com palestra magna e painéis sobre impactos no PIB, mercado de trabalho, assédio, trabalho reprodutivo e alternativas para a autonomia econômica. Acesse AQUI para conferir o seminário completo. 

O seminário ampliou o debate para diferentes públicos, reforçando que o enfrentamento à violência de gênero é também uma agenda econômica e de desenvolvimento. Além de analisar diagnósticos e efeitos da desigualdade, foram apresentadas estratégias de inclusão produtiva e empreendedorismo como caminhos para fortalecer a autonomia financeira das mulheres. Ao final, foi realizado um balanço do movimento das mulheres economistas no Brasil e apresentada a “Carta de Salvador”. 

Confira também, clicando AQUI, as fotos do evento.  

Retrospectiva 2025: Continue nos acompanhando neste mês de dezembro para relembrar outros marcos importantes do Sistema Cofecon/Corecons. Acompanhe, comente, compartilhe. 

#Retrospectiva2025 #Cofecon #Economistas #EconomiaQueTransforma #DesenvolvimentoParaOTodo #ValorizaçãoProfissional 

Share this Post