Oficina EAD para Economistas apresenta a “Economia do Cuidado” com Cristina Vieceli e Marilane Teixeira

Evento gratuito será transmitido ao vivo no canal do Cofecon no YouTube, no dia 28 de outubro, com mediação de Érika Leal e apresentação de Tania Cristina Teixeira

O Conselho Federal de Economia (Cofecon) promoverá, no dia 28 de outubro de 2025, das 19h às 20h30, a oficina EAD para Economistas com o tema “Economia do Cuidado: Teoria e Panorama Recente no Brasil”. A oficina contará com as participações de Cristina Vieceli e Marilane Teixeira, pesquisadoras e referências no tema da economia do cuidado.

A atividade será realizada em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Cofecon no YouTube. Inscrições gratuitas em https://tinyurl.com/47w8khr4. (Os participantes inscritos receberão certificado de horas complementares.)

A mediação será conduzida por Érika Leal, presidenta do Corecon-ES, e a apresentação ficará a cargo de Tania Cristina Teixeira, presidenta do Cofecon.

A oficina tem como objetivo fomentar uma reflexão crítica sobre a economia do cuidado, tema que vem ganhando destaque nas agendas econômica, social e política em todo o mundo. A proposta é oferecer uma visão ampla e atualizada do assunto, abordando três eixos principais:

Economia do cuidado na teoria econômica

O debate parte do reconhecimento de que o cuidado — com crianças, idosos, pessoas com deficiência e a manutenção do lar — é uma atividade essencial para o funcionamento da sociedade, embora historicamente invisibilizada nas teorias econômicas clássicas. Considerar o cuidado como parte integrante da economia é um passo essencial para compreender de forma mais justa e realista as dinâmicas produtivas e sociais.

Gênero e impactos de políticas públicas

As mulheres, especialmente as de baixa renda e negras, são as principais responsáveis pelo trabalho de cuidado no Brasil. Por isso, políticas públicas que ignoram essa realidade acabam perpetuando desigualdades. A oficina discutirá como a incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas pode promover maior equidade e justiça social.

Panorama recente da política do cuidado no Brasil

O evento também abordará os avanços recentes, como a formulação da Política Nacional de Cuidados, que busca reconhecer, valorizar e redistribuir esse trabalho essencial. Apesar dos progressos, o desafio de transformar as propostas em ações concretas ainda é grande — e esse será um dos pontos centrais do debate.

O evento é alusivo ao Mês do Cuidado, celebrado pelo Cofecon ao longo de outubro, período dedicado a refletir sobre a importância das práticas de cuidado nas relações econômicas, sociais e humanas. A proposta é ampliar o entendimento de que o cuidado — seja com as pessoas, com o meio ambiente ou com o futuro — é um pilar essencial para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma economia mais justa e solidária.

Convidadas

Cristina Vieceli – Cristina Pereira Vieceli é economista do DIEESE e professora substituta na UDESC. Doutora e pós-doutora em Economia pela UFRGS, com formação também em gênero pela American University. Pesquisa tributação e desigualdade de gênero, com atuação em projetos da OXFAM, Latindadd e Francesco Economy. Integra o NECOFEM/UFRGS e é colunista do portal DMT, com foco em economia feminista e mercado de trabalho.

Marilane Teixeira – Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado no Programa de Desenvolvimento econômico e social do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Lançamento do livro Economia Feminista no Brasil.

📆 Serviço

Oficina EAD para Economistas – Economia do Cuidado: Teoria e Panorama Recente no Brasil

🗓 Data: 28 de outubro de 2025

⏰ Horário: 19h às 20h30

📍 Formato: Online, com transmissão ao vivo pelo canal do Cofecon no YouTube

💰 Inscrições gratuitas: https://tinyurl.com/47w8khr4

📜 Certificado de participação com horas complementares

Share this Post