Cofecon promove debate sobre desenvolvimento regional pela ótica das Contas Regionais do Brasil
Evento acontecerá no dia 16/09, às 18:30. Eduardo Pereira Nunes, ex-presidente do IBGE, e Frederico Sérgio Gonçalves Cunha, ex-gerente do Sistema Regional de Contas do Brasil, serão os palestrantes.
O Conselho Federal de Economia, por meio da Comissão de Desenvolvimento Regional, realizará no dia 16 de setembro, às 18:30, um debate com o tema “Leitura atualizada do desenvolvimento regional brasileiro pela ótica das Contas Regionais do Brasil”. O evento será transmitido pelo canal do Cofecon no YouTube e contará com os economistas Eduardo Pereira Nunes e Frederico Sérgio Gonçalves da Cunha. Gustavo Casseb Pessoti será o debatedor, com Ana Cláudia Arruda como mediadora.
O seminário abordará a evolução do desenvolvimento regional brasileiro a partir das informações do Sistema de Contas Regionais do Brasil. Com base nas informações econômicas e sociais das 27 unidades da federação e do conjunto de todos os municípios brasileiros, os palestrantes analisarão a evolução dos estados brasileiros, destacando suas atividades econômicas, a taxa de crescimento, a apropriação da renda e a geração de empregos. Eles também abordarão os efeitos das políticas de transferência de renda na diminuição das disparidades regionais.
Os participantes
Eduardo Pereira Nunes é economista e conselheiro do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (CEDRA). Foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2003 a 2011 e docente de diversas instituições. Atualmente desenvolve pesquisa sobre os desafios para a inserção competitiva do Brasil e do BRICS na economia internacional e a resposta dos Estados Unidos a este novo cenário.
Frederico Sérgio Gonçalves Cunha atuou no IBGE por quase quatro décadas, tendo sido gerente do Sistema de Contas Regionais do Brasil por 15 anos. Também foi bolsista do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é consultor econômico.
Gustavo Casseb Pessoti é economista graduado pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade Salvador (PPDRU-UNIFACS). Foi presidente do Corecon-BA por cinco mandatos e é conselheiro do Cofecon. É servidor público concursado na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Estado da Bahia e é coordenador de avaliação institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É docente de várias instituições, consultor empresarial e vogal da Junta Comercial do Estado da Bahia.
Ana Cláudia Arruda é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Consultoria Empresarial pela Universidade de São Paulo, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Planejamento Regional e Urbano pela UFPE. Atuou no Sebrae na Área de Planejamento e Gestão Estratégica por mais de 20 anos. É Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi presidente do Corecon-PE e é conselheira do Cofecon, onde coordena a Comissão de Desenvolvimento Regional e Urbano.