13 de Agosto – Dia do Economista 74 Anos de Compromisso com o Brasil 

No dia 13 de agosto celebramos uma data muito especial: o Dia do Economista. A data remete à criação do Conselho Federal de Economia (Cofecon), instituído pela Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951 – há 74 anos, portanto. Desde então, o Cofecon vem exercendo um papel fundamental na regulamentação da profissão e na valorização do economista brasileiro. 

Mais do que uma profissão, a economia é uma ciência viva, que toca diretamente a vida das pessoas. Os economistas são os profissionais que se dedicam a entender, interpretar e propor soluções para os desafios que afetam o cotidiano da sociedade: inflação, desemprego, crescimento, distribuição de renda, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. 

Em um país com dimensões e complexidades como o Brasil, o trabalho dos economistas ganha ainda mais relevância. Seja na gestão pública, no setor privado, no meio acadêmico ou em organizações da sociedade civil, esses profissionais são essenciais para pensar caminhos que promovam o equilíbrio, a justiça social e a prosperidade. 

Nas prefeituras, nos ministérios, nas empresas, nas universidades, nas organizações sociais, lá está o economista. Muitas vezes ele se encontra nos bastidores, mas sempre fazendo a diferença. 

Neste ano em que completamos 74 anos de regulamentação da profissão, é momento de reconhecer e valorizar o compromisso, a ética e a competência dos economistas, que diariamente contribuem para a construção de um país mais justo e economicamente forte. 

Parabéns a todos os economistas do Brasil. Que o dia 13 de agosto seja sempre lembrado como uma data de orgulho, reflexão e renovação do compromisso com um Brasil mais justo, sustentável e próspero.

 

Econ. Marcos Antonio Moreira Calheiros

Presidente do Corecon/AL

Share this Post