Kerssia Kamenach alerta para efeitos do aumento dos juros 

Para a conselheira federal, medida pode beneficiar rentistas, mas prejudica consumidores e investimentos produtivos, com riscos para o crescimento econômico e o mercado de trabalho 

A conselheira federal Kerssia Preda Kamenach foi ouvida pelo portal O Hoje para falar sobre os efeitos do possível aumento da taxa básica de juros. Nesta semana o Comitê de Política Monetária se reúne e a expectativa do mercado é que seja anunciado nesta quarta-feira (19) um aumento de um ponto percentual, para 14,25% ao ano. 

Kerssia aponta que, para quem é rentista, quando a taxa de juros sobe, gera efeitos positivos no rendimento; por outro lado, para a população o aumento é nocivo, principalmente para quem quer financiar a casa própria e o carro. O crédito em geral também fica mais caro – inclusive o consignado. O cenário de juros altos também afeta os investimentos das empresas, com efeitos sobre o emprego e o mercado interno. 

“A alta dos juros encarece o crédito, reduz o poder de compra das famílias e desestimula investimentos produtivos. Embora seja uma medida necessária em alguns contextos, seu uso excessivo pode levar à estagnação econômica e ao aumento do desemprego”, afirma a conselheira federal. 

De acordo com o texto, a conselheira também aponta que “apesar de o aumento das taxas de juros ser uma ferramenta usada para controlar a inflação, ele deve ser implementado com cautela para evitar efeitos colaterais graves, como a recessão econômica e o aumento do desemprego. O equilíbrio entre o controle inflacionário e a manutenção do crescimento é essencial para garantir uma economia estável e saudável”. 

A matéria publicada pelo portal O Hoje pode ser lida clicando AQUI.

Share this Post