Mensagem para o Dia Internacional da Mulher  

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Nesta data celebramos as conquistas das mulheres ao redor do mundo e honramos aquelas que abriram caminhos, enfrentaram barreiras e continuam lutando por igualdade, reconhecimento e justiça social. Mas também refletimos sobre os desafios que enfrentamos e sabemos que ainda há um longo caminho pela frente.  

A inclusão e a diversidade são fundamentais para avançarmos em direção a uma sociedade mais justa e igualitária, mas ainda enfrentamos grandes desigualdades em nosso País. A média de salários das mulheres é significativamente menor e elas são mais atingidas pela fome e pobreza, principalmente aquelas que chefiem famílias em situação de vulnerabilidade social.  

Como economistas, temos uma responsabilidade enorme de contribuir para um mundo mais justo e inclusivo. Precisamos de mais políticas públicas e ações concretas para mudar essa realidade. O Cofecon tem se empenhado em promover alternativas econômicas que incluam todas as pessoas, sem exceção, e neste momento histórico – quando, pela primeira vez, uma mulher alcança a presidência da autarquia – não vamos deixar de cumprir nosso papel de debater e propor soluções.  

Durante todo o mês, o Cofecon promoverá uma ampla campanha para valorizar e dar visibilidade ao trabalho das mulheres economistas, destacando suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A programação inclui o lançamento da edição de março da Revista Economistas (tradicionalmente dedicada às mulheres na profissão), episódio especial do podcast Economistas e divulgação de vídeos especiais com economistas de diversas regiões do país, além das atividades promovidas pelos Conselhos Regionais de Economia.   

Realizaremos ainda, no final do mês, um encontro especial, reunindo economistas para celebrar conquistas, debater desafios e fortalecer a presença feminina nas esferas de decisão. O Cofecon e a Comissão Mulher Economista e Diversidade convidam a toda a sociedade para participar desta atividade, reconhecendo que ampliar a participação feminina na economia e nos espaços de decisão é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.   

O futuro será mais justo e inclusivo quando todas as mulheres, independentemente de sua origem ou condição social, tiverem as mesmas oportunidades de contribuir e prosperar. O mundo precisa de nós, e nós precisamos umas das outras. Que o trabalho das mulheres seja sempre reconhecido e valorizado em todas as áreas, especialmente nas ciências e na economia. Cada passo em direção à equidade é um passo em direção a um futuro mais próspero para todos.   

Feliz Dia Internacional da Mulher!  

Econ. Tania Cristina Teixeira   
Presidenta do Conselho Federal de Economia   

Econ. Teresinha de Jesus Ferreira da Silva   
Coordenadora da Comissão da Mulher Economista e Diversidade 

Share this Post