Mestres da UEM e internacionalistas da ESPM poderão se registrar nos Corecons

Eles terão a atuação restrita às áreas de formação, mas não recebem título de economista nem poderão exercer as demais atividades específicas da profissão 

Egressos do programa de mestrado em Economia (com área de concentração em teoria econômica) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estão aptos a ter registro nos respectivos Conselhos Regionais de Economia. Da mesma maneira, os graduados no curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) também podem efetuar o registro junto aos Corecons. Os dois casos foram avaliados durante a 740ª Sessão Plenária do Cofecon, realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Brasília. 

O registro é obrigatório para o exercício profissional das atividades que fazem parte do campo de atuação do economista, conforme estabelecem a Lei 1.411/1951 (Art. 18) e o Decreto 31.794/1952 (Art. 48). No entanto, conforme os mesmos textos, a titulação de economista cabe apenas aos graduados em Ciências Econômicas.  

Mestres e doutores 

O registro de mestres e doutores nos Conselhos Regionais de Economia é regulamentado pela resolução 2.113/2022 (atualizada pela resolução 2.132/2023). Cabe ao Cofecon analisar os programas de mestrado e doutorado e avaliar quais deles poderão ter seus egressos registrados nos respectivos Conselhos Regionais de Economia. A titulação conferida é mestre/doutor em economia e os campos de atuação permitidos são restritos à área de concentração ou linha de pesquisa do respectivo programa.  

A listagem com os programas de mestrado e doutorado cujos egressos podem ser registrados nos Conselhos Regionais de Economia pode ser encontrada AQUI

Cursos conexos 

O registro nos Corecons por parte dos egressos de cursos conexos aos de Ciências Econômicas foi regulamentado pela Resolução 1.997, de 03 de dezembro de 2018. Ao avaliar a pertinência dos registros, a Comissão de Educação do Cofecon analisa a matriz curricular do curso em questão (com regras quanto à quantidade mínima de conteúdo econômico). A titulação corresponde ao respectivo curso e a atuação dos profissionais também será restrita à área de formação acadêmica. 

A listagem com os cursos conexos cujos egressos podem se registrar nos Corecons pode ser encontrada clicando AQUI

Share this Post