Tania Teixeira: “Juros elevados inibem o consumo e o investimento produtivo”
Presidenta do Cofecon falou em matéria publicada pelo Diário do Comércio, classificou o crescimento da economia em 2024 como positivo, mas avalia que ele deve perder força em 2025
A presidenta do Cofecon, Tania Cristina Teixeira, foi ouvida pelo Diário do Comércio em matéria abordando as expectativas de crescimento da economia brasileira e mineira para 2025. O texto destaca que a alta deste ano deve ser menor que a de 2024.
Tania avalia positivamente o desempenho econômico do País no ano passado. “O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) foi bom, acima do esperado. De fato, houve uma recuperação da economia brasileira”, comentou a economista.
Já para 2025, ela destaca que o ano vai começar com uma taxa de juros elevada e são esperadas mais altas na Selic, que atualmente está em 12,25%. “Juros elevados propiciam ganhos para o mercado financeiro e inibem o consumo e o investimento produtivo”, observa.
Na análise da presidenta do Cofecon, o País deve continuar crescendo em 2025, mas não no mesmo patamar verificado em 2024. O resultado do ano, afirma a economista, dependerá das questões afeitas a política de juros, nível de investimentos e relações com o setor externo.
A matéria publicada pelo Diário do Comércio pode ser lida clicando AQUI.