Corecon-SP passa a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações 

Presidente do Regional, Pedro Afonso Gomes, destaca ganho de agilidade nas rotinas produtivas: “Não é preciso esperar que eu vá até a sede para assinar portarias, licitações e outros documentos”

Um passo importante para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Sistema Cofecon/Corecons: o Conselho Regional de Economia de São Paulo (Corecon-SP), o maior do País em número de profissionais registrados, implantou a ferramenta nos dias 03 a 06 de dezembro. A medida contou com o apoio do Conselho Federal de Economia, proporcionando treinamento e suporte durante a estada na capital paulista. A tarefa foi conduzida por uma equipe composta pela superintendente Aline Tales, pela coordenadora Ana Cláudia Ramos, pelo assessor Rielisson Barbosa e o profissional de suporte João Henrique Vieira

“Temos no mundo a realidade da transformação digital, que facilita muito o trabalho a distância. Eu assino todos os documentos digitalmente e os processos ganham em agilidade. Não é preciso esperar que eu vá até a sede do Conselho para assinar portarias, licitações e outros documentos”, expressou o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes. “Setores como o de fiscalização vão ganhar muito em agilidade de comunicação. Os arquivos estarão mais acessíveis a todos. Além disso, para os economistas, todas as requisições poderão ser feitas de forma digital, sem que precisem dirigir-se até o Corecon”.

SEI

O SEI é uma ferramenta de gestão documental criada por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 2009, que permite transferir a gestão de processos administrativos para o meio eletrônico. Ele é disponibilizado a outras instituições mediante convênio. Atualmente, centenas de instituições usam a ferramenta criada no TRF4.

O Conselho Federal de Economia passou a usar o SEI ao final de agosto de 2023. Em 2024 teve início a implantação e o uso também nos Conselhos Regionais de Economia, sempre com o suporte da equipe do Cofecon. O primeiro Regional a adotar a ferramenta foi o Corecon-RS e, ao longo do ano, ela também passou a ser usada no Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso, Tocantins, Pernambuco, Pará/Amapá, Maranhão, Piauí, Acre, Rondônia, Roraima, Bahia e Sergipe.

A tramitação de expedientes, desde a criação, a edição e a assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual. Sua utilização contribui para agilizar os processos internos, redução de burocracia e sustentabilidade, trazendo eficiência para a administração pública.

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