Cofecon define ganhadores das honrarias entregues anualmente

Prêmios Destaque Econômico, Mulher Transformadora, Mulher Economista e Personalidade Econômica do Ano reconhecem a trajetória de profissionais que marcaram a ciência econômica e a sociedade 

Durante a 737ª Sessão Plenária, realizada nos dias 29 e 30 de novembro, os conselheiros federais realizaram a votação final para escolher os homenageados de 2024 com os prêmios entregues anualmente pela autarquia. Eles reconhecem pessoas e instituições que deixaram sua marca na ciência econômica e na sociedade brasileira. Conheça a seguir os ganhadores dos prêmios Destaque Econômico, Mulher Transformadora, Mulher Economista e Personalidade Econômica do Ano. 

Personalidade Econômica do Ano 

O prêmio Personalidade Econômica do Ano caberá ao economista André Roncaglia de Carvalho. Ele possui graduação e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado pela Universidade de São Paulo. Escreveu diversos livros, vários deles em parceria com outros autores, entre os quais destacam-se: Poder e Desigualdade, Bidenomics nos Trópicos e Brasil: Uma Economia que Não Aprende. 

Mulher Economista 

Pela primeira vez o prêmio Mulher Economista será concedido postumamente. A homenageada é a professora Maria da Conceição Tavares, falecida no dia 8 de junho de 2024, aos 94 anos. Ela foi professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Estadual de Campinas e vários de seus alunos ocuparam postos de destaque na economia brasileira. Também trabalhou no BNDES e participou da elaboração do Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek. Em 1968 foi para o escritório da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (Cepal), onde conviveu com grandes nomes do pensamento estruturalista. Conceição teve, ainda, um mandato como deputada federal (1995-1999). 

Destaque Econômico 

O prêmio Destaque Econômico reconhece instituições que contribuíram para a ciência econômica e a divulgação de informações de conteúdo econômico. Ele é entregue desde 2013 em três modalidades: Academia, Mídia e Desempenho Técnico. E em 2024 os três vencedores são inéditos. 

Na modalidade Academia, a honraria será entregue à Universidade Federal Fluminense. A instituição tem sede em Niterói e nasceu em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A Faculdade de Ciências Econômicas, existente desde 1942, foi agregada à universidade por meio da Lei 3.848/1960. 

Na modalidade Mídia o vencedor deste ano é o Jornal 247. Fundado em 2011, foi o primeiro portal de notícias do Brasil desenhado especificamente para dispositivos móveis. O veículo de comunicação é dirigido pelo jornalista Leonardo Attuch. 

Na modalidade Desempenho Técnico a entidade agraciada é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Criado em 1952, tem sua sede no Rio de Janeiro e, ao longo de sua história, suas operações de financiamento tiveram destacada importância em diferentes momentos do desenvolvimento nacional. 

Mulher Transformadora 

Angélica Maria Moreira da Costa é a Mulher Transformadora de 2024. A economista paraibana é envolvida com diversas causas sociais e preside a organização não-governamental ARC Ações Solidárias. Também é presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa em João Pessoa e integra o colegiado do Grupo Mulheres do Brasil, fundado por Luiza Helena Trajano, no qual é líder de empreendedorismo. 

Share this Post