Cofecon recebe funcionárias de Corecons para implantar SEI e serviços online

Profissionais de quatro Corecons estiveram em Brasília durante três dias para troca de experiências e capacitação. “Poderemos auferir resultados concretos”, comemora conselheira Socorro Erculano

O ano de 2024 foi de grandes avanços na transformação digital do Sistema Cofecon/Corecons. Ao longo do ano o Cofecon apoiou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI – que permite a tramitação de processos administrativos em ambiente virtual) e dos serviços online em vários Conselhos Regionais de Economia. E a atividade teve sequência nos dias 04 a 06 de novembro, com um evento de capacitação realizado na sede do Cofecon, em Brasília.

Nesta ocasião, ao invés de integrantes da equipe do Cofecon se deslocarem até um determinado estado para treinar a equipe local, funcionários de alguns Regionais de menor porte (Corecon-MA, Corecon-PI, Corecon-AC e Corecon-RO) estiveram em Brasília. Eles receberam treinamento sobre o uso de ferramentas digitais que trarão ganhos de eficiência na gestão dos processos e nas rotinas produtivas, além de aproximar os respectivos Conselhos dos economistas de seus estados.

“Esta estratégia que adotamos agora para implantar o SEI e os serviços online representa um compromisso com a capacitação e o treinamento dos funcionários destes Corecons que estiveram aqui”, avalia a conselheira Maria do Socorro Erculano, coordenadora da Comissão de Governança do Cofecon. “Poderemos auferir resultados concretos. A partir deste treinamento, será possível definir mecanismos de governança para acompanhar a sustentabilidade dos Conselhos Regionais a partir do uso destas ferramentas”.

A conselheira destacou que o treinamento abordou outros temas além da implantação dos sistemas eletrônicos. “Os sistemas colaboram para que cumpramos nossas normas regimentais com mais facilidade, com cumprimento de prazos, segurança e transparência para a ação dos órgãos de governança. As equipes estão de parabéns pela dedicação e pelo resultado que tivemos nestes três dias de capacitação. Foi uma grande troca de experiências”, finalizou Socorro.

Além dos treinamentos sobre o SEI e os serviços online, a coordenadora de comunicação do Cofecon, Renata Reis, falou sobre os diversos trabalhos realizados pelo setor e como este pode apoiar as atividades dos Regionais de menor porte.

Virada de chave

Várias das profissionais que trabalham nos Conselhos Regionais de Economia falaram sobre o treinamento e fizeram uma análise positiva. “Superou em muito as minhas expectativas. O aprendizado e a interação foram muito bons, a prática ajudou muito. Voltamos com muita bagagem prática. No decorrer dos dias vão surgir as dúvidas, mas já temos um norte do que seguir, e tem tudo para dar certo”, comemora Maria do Espírito Santo, secretária-executiva do Corecon-PI. “Essas ferramentas trazem dinamização ao trabalho. Dentro de um só ambiente é possível fazer muitas coisas. Não são só os Corecons que estão mudando, mas as empresas também, e penso que tem tudo para dar certo”.

Carina Oliveira, assistente administrativa do Corecon-AC, falou sobre a importância do treinamento: “Tudo o que aprendemos e vivemos aqui já está sendo muito significativo. Todo esse novo sistema. Eu tenho certeza que vai chamar muito para o nosso Conselho e acredito que vai ser um giro de chave fundamental”.

Sirlene Rocha, assistente do Corecon-RO, também usou a expressão “virada de chave” ao falar sobre os três dias de capacitação em Brasília. “Foi de extrema importância para o nosso aprimoramento e é uma virada de chave importantíssima no sistema”, comentou. “Vamos trabalhar em conjunto a atualização dos processos e das rotinas de trabalho. Será um marco importante para o Sistema Cofecon/Corecons”.

“O treinamento é muito importante porque padroniza e coloca os Corecons na mesma sintonia. O aprendizado que tivemos aqui sobre o funcionamento do SEI e dos serviços online foi muito grande e vai facilitar muito a nossa rotina de trabalho”, aponta a assessora administrativa do Corecon-MA, Mariana Campos. “Conseguimos tirar todas as nossas dúvidas e compartilhar conhecimentos, o que é muito importante, ainda mais tendo vários Corecons juntos aqui”.

Share this Post