Sobre o Conselho Federal de Economia
O Conselho Federal de Economia, com sede em Brasília, é uma autarquia responsável pela fiscalização profissional dos 230 mil economistas brasileiros. Foi criada pela Lei nº 1.411/51, que regulamenta a profissão de Economista, e tem como atribuição assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do País.
O Cofecon é composto por 18 conselheiros federais, incluindo a presidenta, economista Tania Cristina Teixeira, e o vice-presidente, economista João Manoel Gonçalves Barbosa, ambos eleitos pelo Plenário entre os membros efetivos para mandato de um ano.
Currículo
Tania Cristina Teixeira é graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com especialização em Políticas Econômicas pela mesma instituição, mestrado em Ciência Política pelo Departamento de Ciência Política Universidade Federal de Minas Gerais (DCP/UFMG), mestrado Master-DEA e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de Valência, Espanha. Professora do Departamento de Economia da PUC Minas, atua como Coordenadora de Extensão Universitária e de Monografia e é orientadora de pesquisas na área de economia, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico regional e local, desenvolvimento sustentável, economia social, economia criativa e circular. Foi conselheira do Corecon-MG por dois mandatos e presidenta em 2020, 2021 e 2022. É conselheira do Cofecon desde 2024 e presidenta no exercício de 2025.
João Manoel Gonçalves Barbosa é graduado em Ciências Econômica pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro em 1973, com curso de pós-graduação em Economia Mineral pela Fundação Getúlio Vargas/PLANFAP e curso de mestrado em Administração e Política de Recursos Minerais pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou na Indústrias Nucleares do Brasil S.A. de 1979 a 2019. Foi conselheiro e presidente do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro, além de diretor, presidente e coordenador do Sindicato dos Economistas do Estado do Rio de Janeiro. É consultor de empresas públicas e privadas.