O ex-ministro Nelson Barbosa e o deputado federal Mauro Benevides Filho, ambos economistas, são os convidados para discutir, no dia 27 de janeiro, às 17 horas, as perspectivas da economia brasileira em 2022. A mediação será de Adriana Fernandes, repórter especial e colunista de economia do jornal O Estado de S. Paulo. 

A atividade, que marca o início do projeto Economia em Debate, ocorrerá de forma híbrida, com transmissão simultânea pelo canal do Cofecon no YouTube, acessível AQUI. Também participarão do evento o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, e o conselheiro federal Fernando de Aquino Fonseca Neto. 

Os participantes 

Nelson Barbosa é economista com mestrado pela UFRJ e doutorado pela New School of Social Research, em Nova Iorque. Atuou como professor em diversas instituições de ensino. No governo, foi analista do Banco Central, chefe adjunto da assessoria econômica do Ministério do Planejamento (em 2003) e assessor da presidência do BNDES. Presidiu o conselho de administração do Banco do Brasil e foi titular de várias secretarias do Ministério da Fazenda. Finalmente, entre 2015 e 2016, foi ministro do Orçamento, Planejamento e Gestão e também da Fazenda. 

Mauro Benevides Filho é economista graduado pela Universidade de Brasília e doutor pela Universidade Vanderbilt. É professor concursado da Universidade Federal do Ceará e iniciou sua vida política como secretário de Finanças de Fortaleza na gestão de Ciro Gomes. Foi eleito deputado estadual no Ceará por seis mandatos consecutivos (de 1991 a 2015) e, no período, chegou a licenciar-se do cargo para ser secretário estadual de Planejamento, da Fazenda e de Administração. Em 2015, retornou à secretaria da Fazenda. Eleito deputado federal em 2018, licenciou-se do cargo no ano seguinte para assumir a secretaria estadual do Planejamento e Gestão. Atualmente encontra-se no mandato de deputado federal. 

Adriana Fernandes é jornalista graduada pela Universidade de Brasília, com especialização em Economia e Meio Ambiente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e especialização em Administração de Negócios em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela Agência Brasil e Agência O Globo, é repórter especial e colunista de economia do jornal O Estado de S. Paulo. Atua no Grupo Estado desde 1998. 

Antonio Corrêa de Lacerda é Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP. A trajetória acadêmica inclui doutorado pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lacerda é autor de cerca de 20 livros da área de Economia e se dedica continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Entre os mais de 20 livros, lançou “Celso Furtado, 100 anos: Pensamento e Ação”, obra que reúne 9 autores e que resgata os principais elementos da biografia, do pensamento e das atividades do grande Economista em seu centenário de nascimento.  

Fernando de Aquino Fonseca Neto é economista pela Universidade Estadual de Pernambuco, com mestrado pela mesma instituição e doutorado pela Universidade de Brasília. Atuou no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e, desde 1993, é servidor do Banco Central do Brasil. Foi professor em diversas instituições de ensino e vogal na Junta Comercial de Pernambuco. Foi também presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-PE).