O Grupo de Trabalho Responsabilidade Social e Economia Solidária do Cofecon recebe economistas para debaterem a temática na região Amazônica nesta quinta-feira (22), às 16h 

O Conselho Federal de Economia (Cofecon), por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Responsabilidade Social e Economia Solidária, promove na próxima quinta-feira (22) a live “Os desafios dos empreendimentos solidários na Amazônia”, às 16h. A transmissão será ao vivo pelo canal no YouTube do Cofecon

Para debater o tema, estarão presentes a conselheira regional do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM)  Denise Kassama Franco do Amaral, a economista e educadora popular Marcela Vieira, e Suelen Ramos, presidente da Associação de Catadores(as) Nova Recicla. A mediação ficará por conta da coordenadora do GT e conselheira federal do Cofecon, Teresinha de Jesus Ferreira da Silva.  

A economia solidária é um conjunto de atividades econômicas com foco na valorização do ser humano. Para a conselheira regional do Corecon-AM e ex-vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama, esse tipo de economia tem ainda um papel de destaque na Amazônia por ser capaz de gerar intervenções como geração de renda e valorização da produção das comunidades.  

“A Amazônia merece sempre um olhar diferenciado, que possui diversos desafios na busca do desenvolvimento de forma sustentável”, pondera. A economia solidária pode intervir na produção das comunidades, já que elas vivem em isolamento e “a logística dificulta o escoamento de produtos e a comunicação”.  

Já Teresinha de Jesus Ferreira Silva, coordenadora do GT de Responsabilidade Social e Economia Solidária, reforça a importância de debater o tema e conhecer novas realidades. “Essa troca de experiência enriquece o movimento relativo à economia solidária. Boas práticas devem ser difundidas”, pontua.  

Atuação de outras entidades em prol do desenvolvimento 

Na mesa, a assessora nacional da Cáritas Brasileira também participará do debate. Marcela Vieira conta que a entidade atua há 42 anos no Brasil, com projetos atendendo comunidades no fomento do modelo de organização coletiva visando trabalho e renda. A Cáritas é uma organização de serviço social que promove ações de solidariedade para o atendimento a regiões afetadas por desastres socioambientais. 

Na Amazônia, a entidade atua na agricultura, no contexto familiar e urbano (com catadores e artesãos, por exemplo). “Nós acreditamos que a economia popular solidária é uma contraposição ao sistema capitalista”, afirma Marcela. “A nossa atuação fortalece essa concepção de uma sociedade inclusiva, solidária, plural, que pode conviver com o meio ambiente sem degradar, sem poluir, sem destruir e sem queimar.” 

Como outras organizações e demais regiões têm contribuído nesse fortalecimento da economia solidária também será tema da live. Segundo Teresinha de Jesus, os participantes poderão conhecer a economia solidária na região Norte, seus pontos positivos e negativos e o que está motivando as pessoas a pensar sobre o tema. “Essa live visa nos proporcionar uma reflexão sobre as diversas regiões e como a gente pode integrá-las”, finaliza. 

Ficou interessado? Participe! Clique aqui e ative as notificações.

 Participantes 

Denise Kassama Franco do Amaral 

Graduada em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas e especializada em Auditoria Interna e Externa. É fundadora e coordenadora do grupo Economistas Solidários. É conselheira regional do Corecon-AM e foi vice-presidente do Cofecon. 

 Marcela Vieira 

Economista, educadora popular e especialista em gestão de projetos. Assessora na Cáritas Brasileira, Rede Jubileu Sul Brasil. Integrante da Articulação Brasileira da Economia de Francisco e Clara/Fórum Brasileiro de Ecosol. 

 Suelen Ramos 

Catadora de materiais recicláveis, formada em tecnóloga ambiental, assessoria estadual do Movimento Nacional dos Catadores no Amazonas, articuladora na Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos/Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (ABHIPEC/INSEA). Presidente da Associação de Catadores(as) Nova Recicla. 

Teresinha de Jesus Ferreira da Silva 

Economista, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, assessora técnica da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, conselheira federal do Cofecon e coordenadora do Grupo de Trabalho de Economia Solidária e Responsabilidade Social.